Política

Governo envia mensagem a Ale criando Secretaria Digital

A estrutura da nova secretaria contará com 62 cargos comissionados

O Governador Antonio Denarium enviou para a Assembleia Legislativa, projeto de Lei criando a Secretaria de Governo Digital, que antes era extraordinária e passará a ser uma secretaria  permanente, a exemplo das 26 da administração direta já existentes.

Para a criação o governador informou da necessidade de melhorar a experiência do cidadão em relação aos serviços públicos ofertados, que precisam ser automatizados por meio de sistemas informatizados.

O objetivo é  a digitalização dos serviços públicos prestados à população, por meio do movimento denominado de Transformação Digital de Serviços.

“O estado de Roraima é um dos mais novos da federação, toda sua trajetória de investimentos no segmento de tecnologia da informação, bem como quanto a digitalização de serviços públicos, é classificada como pequena ou incipiente em relação a outros estados da federação. No último relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, o estado de Roraima está classificado nas últimas colocações no quesito relacionado à oferta de serviços públicos digitalizados para o cidadão e precisamos mudar essa realidade” explicou o gestor na mensagem governamental.

Ele citou ainda que em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, houve um impacto econômico significativo na administração pública por conta da necessidade de distanciamento social. 

“Nesse período, o Poder Executivo do Estado de Roraima não parou suas operações administrativas graças a implantação do Sistema Eletrônico de Informação – SEI em todos os órgãos da administração direta, o que possibilitou regulamentar o teletrabalho para os servidores, reduzindo o risco de contágio. Isso prova que o uso de sistemas de informação na administração pública é necessário”.

Com a criação da Secretaria de Governo Digital, o Estado passará a ter um órgão que definirá e conduzirá a execução das políticas de tecnologia da informação e comunicação contemplando o uso de recursos humanos, materiais para a produção de softwares que permitam ao cidadão realizar solicitações através de meios eletrônicos. 

“Instituir uma Secretaria específica para realizar a gestão sobre a agenda de governo digital do Estado é de suma importância e com a garantia da eficiência da agenda” concluiu.

CARGOS COMISSIONADOS DA SECRETARIA DIGITAL – SEGOD 

CARGO    
QTDADE  
 SALÁRIO

SECRETARIO    
1  
R$ 23.175,00 

SECRETAR10 ADJUNTO    
1  
 R$ 16.222,00 

COORDENADOR-GERAL  

 R$ 7.733,47 

GERENTE DE PROJETOS    
26
 R$ 6.629,93 

GESTOR DA ATIVIDADE MEIO    
1
  R$ 5.782,02 

CHEFE DE GABINETE    
1  
 R$ 3.613,77

ASSESSOR ESPECIAL    
13  
 R$ 3.613,77 

GERENTE DE NUCLEO  
 3  
R$ 2.891,02 

ASSISTENTE EXECUTIVO    
5    
R$ 2.275,78 

ASSESSOR TÉCNICO
6
R$ 1.546,70