BALANÇO

Governo Lula inclui combate ao garimpo na TI Yanomami entre principais ações do 1º semestre

Em junho, a PF revelou que sistemas de satélites que monitoram o território identificaram a última nova área de garimpo ilegal em dia 6 de maio

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita a Roraima, em janeiro (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita a Roraima, em janeiro (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Governo Lula divulgou neste sábado (8) resumo das medidas mais importantes de seu primeiro semestre de gestão. Entre as 35 ações para áreas social e econômica, o governo lembrou da Operação Yanomami, que resultou na distribuição de mais de 21 toneladas de alimentos e kits com ferramentas agrícolas, de pesca e casas de farinha, além da extinção de 323 acampamentos do garimpo ilegal.

Em junho, a Polícia Federal revelou que sistemas de satélites que monitoram a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, identificaram a última nova área de garimpo ilegal na região em dia 6 de maio.

“Isso menos de três meses depois do início das atividades da Operação Libertação do Governo Federal, deflagrada em 10 de fevereiro. É a primeira vez desde o início desse tipo de monitoramento, em agosto de 2020, que se observa a ausência de alertas de garimpos por um período tão longo de tempo”, resumiu a PF.

Com a drástica redução da atividade garimpeira ilegal no território, o governo federal iniciou uma nova fase de atuação na localidade, com foco em ocupar áreas dentro da reserva para assegurar a retomada da normalização da prestação de serviços básicos aos yanomami.

Além disso, a atuação da PF busca rechaçar ataque pontual nas áreas em que ainda há criminosos remanescentes, para levá-los à prisão por recusarem deixar a área voluntariamente.

Outras ações

O Governo Lula também destacou ações como o aumento do Bolsa Família, a retomada do Minha Casa, Minha Vida, a sanção da lei que obriga a igualdade salarial entre homens e mulheres, além de investimentos para a Educação e a proteção do Meio Ambiente. Confira o balanço completo aqui.