Política

Governo negocia reposição das aulas

Com o acordo firmado entre governo e professores, as aulas retornam na próxima segunda-feira, dia 26

 

Chegou ao fim a greve dos professores da rede pública estadual. O anúncio foi feito agora à noite pela governadora Suely Campos, após mais uma reunião com representantes do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima) e do comando de greve.

Com o acordo as aulas retornam na próxima segunda-feira, dia 26.

O acordo ocorreu após amplo debate da minuta do projeto de Lei 892, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores da Educação do Estado enviada na última sexta-feira, dia 16 para a Assembleia Legislativa.

O Governo de Roraima acordou com a categoria entre outros pontos, a manutenção da carga horária de 25 horas, com a criação de novas jornadas de trabalho de 30 e 40 horas, com a respectiva revisão da tabela de vencimentos de cada uma, com manutenção da GID (Gratificação de Incorporação à Docência) para a jornada de 25 horas, além do pagamento das progressões de 2011 a 2014 nos próximos três anos, após entendimento com o Sinter para perdão total da multa diária imposta após a decretação da ilegalidade da greve, conforme a tabela abaixo:

 

ANO/PROGRESSÃO

ANO/PAGAMENTO

FORMA DE PAGAMENTO

CONDICIONANTE

2011

2016

12 parcelas mensais

Retirada de 100% da multa aplicada ao Sinter

2012

2017

12 parcelas mensais

2013/2014

2018

12 parcelas mensais

O presidente do Sinter, Ornildo Roberto comentou sobre a pauta de negociação. “Nem tudo aquilo que buscamos foi atendido na íntegra. Esperamos que nesta sexta-feira, dia 23, o acordo possa ser homologado e oficialmente dar por encerrado o movimento grevista”.

Em relação à reposição das aulas, o presidente do Sinter disse que a categoria irá apresentar um calendário de reposição.

Existe a expectativa de que as férias dos alunos e dos professores não sejam prejudicadas. Para isso seria necessário repor aulas em 2016.

“Vamos conversar com a comunidade escolar para elaborar um calendário que atenda a todos”.

Com informações da Secom-RR