O governo do Estado decidiu entrar com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse da área às margens da BR-174, próxima ao Matadouro Frigorífico Industrial de Roraima (Mafir), após reunião entre o vice-governador, Paulo César Quartiero, que até ontem estava no exercício do cargo de governador, e a assessoria jurídica da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), na manhã de ontem, 24.
Conforme o governo, a ação será judicializada no Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) ainda esta semana. Antes disto, a assessoria jurídica da Codesaima realizará a juntada da documentação necessária para apresentação junto ao TJRR.
OCUPAÇÃO – O local foi ocupado na quinta-feira, 20, por integrantes da Federação das Associações de Moradores de Roraima (Famer), após a desocupação da área particular em que os membros estavam acampados, próximo ao Haras Cunhã Pucá, no município do Cantá.
O governo do Estado reforçou que todas as medidas cabíveis já foram adotadas, como o isolamento do perímetro do Mafir para impedir a instalação de barracos ao longo da cerca, o registro de Boletim de Ocorrência e a solicitação da presença de policiais militares e civis no local para garantir a segurança e ordem pública.
“A área é de propriedade do governo do Estado e a Assessoria Jurídica da Codesaima está acionando a Justiça para garantir a posse da propriedade, que é uma área de segurança alimentar”, informou nota da Assessoria de Comunicação.
Segundo Quartiero, a previsão é que com o retorno da governadora Suely Campos (PR), ocorra uma mediação entre as partes. “Nós vamos pedir a reintegração de posse, mas eu acho que vai ter uma negociação entre o Governo e os invasores para achar uma maneira de deixar aquela área livre, por que é uma questão de produção de alimentos. Acredito que vai ter uma negociação. A governadora está voltando e acho que isso vai ser resolvido”, declarou. (P.C)