Política

Governo pretende implantar Zona de Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa é inspirada em projeto coordenado pela Suframa e Sudam nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia

O Programa Agenda da Semana, da Rádio Folha (100.3 FM) deste domingo, 05, recebeu o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Planejamento (Seplan), Emerson Baú. O gestor fez um balanço da visita a Roraima feita por uma equipe da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). A superintendente Louise Caroline Campos Low e técnicos da autarquia cumpriram agenda nos dias 02 e 03.

A visita faz parte do projeto “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal”, que já passou por Rondônia e Amazonas. Na entrevista concedida ao economista Getúlio Cruz, Emerson Baú explicou que a equipe da Sudam está ouvindo as demandas dos estados para intermediar políticas públicas junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Economia.

O secretário detalhou algumas das propostas apresentadas pelo governo de Roraima. “Entre elas, a que objetiva implementar no estado projeto semelhante a Zona de Desenvolvimento Sustentável dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia(Amacro), iniciativa da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que conta atualmente com apoio da Sudam”, exemplificou.

A Amacro abrange 32 municípios do sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. Juntos, os estados executam ações de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico que também privilegiam a proteção da floresta. Emerson Baú informou que o governo de Roraima tem adotado medidas estratégicas para consolidar o crescimento sustentável do estado. 

“A nossa área de cultivo cresceu 60%, do ano passado pra cá. Vamos ultrapassar 105 mil hectares de plantio. Isso permitiu que tivéssemos a implantação de uma unidade extratora de soja para produção de óleo refinado. Temos ainda a prospecção da instalação de uma indústria de etanol a base de milho. Além disso, o Distrito Industrial já recebeu 62 demandas de empresas locais e de outros estados”. 

De acordo com Baú, o Zoneamento Ecológico Econômico deve sair do papel em breve. Já foram feitas nove audiências públicas nos municípios das regiões sul e centro-oeste e outras estão marcadas para a semana que vem nas sedes de Alto Alegre, Bonfim, Uiramutã e Boa Vista. No dia 23, a capital de Roraima vai sediar um segundo evento, que deverá concluir o trabalho de coleta de informações.

Por conta da atual situação de crise da Venezuela, o país vizinho se tornou o maior parceiro comercial de Roraima. Para não depender inteiramente dessa parceria, Emerson Baú adiantou que o governo do estado já estuda convênios com a Guiana. Novidades podem ser anunciadas nos próximos dias, caso as negociações avancem. “Não podemos ter apenas um cliente, que é a Venezuela. Estamos fechando uma agenda com a Guiana”, salientou.