Por Cyneida Correia
O Governador Antonio Denarium mudou o comando da Polícia Militar de Roraima.
A informação foi confirmada pelo governo para a Folha de Boa Vista, que explicou que a mudança atende a critérios técnicos relacionados a necessidade da corporação.
A troca de comando e a saída do cargo do Coronel Francisco Xavier já foi informada para ele, que recebeu com surpresa a exoneração.
Quem vai assumir o cargo é o atual chefe da Casa Militar do Governo, Coronel Miramilton Goiano.
A mudança na PM, tinha sido anunciada em primeira mão em dezembro de 2022 pela coluna Parabólica.
Na época, as fontes da parabólica informaram que Miramilton seria o preferido ao posto desde o início da gestão de Denarium, mas acabou sendo preterido anteriormente por questões políticas.
Quem deve assumir a Casa Militar será o coronel Ilmar Soares Costa, que é o atual adjunto e mantém prestígio junto aos seus comandados.
Francisco Xavier
Ele foi o primeiro coronel do quadro de policiais efetivos do Estado a assumir o Comando Geral da corporação. Até então, a função foi ocupada somente por coronéis do quadro do ex-Território.
O comandante durante seu mandato, focou em tornar a PM uma instituição mais eficiente e humana. Ele também buscou a integração das forças policiais e da segurança pública que atuam em Roraima.
Em nota, o coronel afirmou que trabalhou de forma árdua e gratificante para a corporação, que possibilitou a criação de um importante legado para a Polícia Militar e para a sociedade roraimense.
“Toda honra e glória ao nosso Deus, por ter me guiado por um caminho seguro, me proporcionando livramentos indescritíveis e me inspirando a tomar as decisões que foram necessárias para a melhoria das condições da nossa tropa e para a preservação do bom nome da corporação”, disse o coronel.
Miramilton Goiano
O coronel é servidor do ex-território e está na Polícia Militar há mais de 32 anos, sendo formado em Direito e em Ciências da Defesa Social, especialista em Segurança Pública, já atuou como coordenador na Academia de Polícia e como subcomandante-geral da PM. Ele também coordenava o maior programa de policiamento do governo de Roraima, o Polícia na Rua. Estava atualmente no Comando da Casa Militar do Governo.