O Governo do Estado recebe a partir amanhã (14), até sexta-feira (17), um grupo empresarial da Coreia do Sul. O objetivo é importar tecnologias em diversas áreas para melhorar a prestação de serviços públicos e exportar produtos de Roraima como forma de fortalecimento da economia local e geração de empregos.
As negociações começaram em janeiro entre a governadora Suely Campos e o empresário sul-coreano Yong Gul Sul, vice-presidente da Dong Chun Mool Sang Co. Os temas iniciais envolvem os setores de geração de energia eólica, habitação, produção de grãos e digitalização da gestão da Saúde.
Para definir as estratégias das reuniões bilaterais e quais são os principais interesses do Estado, o consultor do Governo, Neudo Campos, se reuniu no início hoje com secretários de diversas áreas e destacou ser uma oportunidade importante para consolidar o que denominou de ‘maior parceria econômica da história de Roraima’.
Segundo Neudo Campos, a iniciativa do Governo pretende aproveitar as vantagens competitivas da Coreia do Sul, que tem menos da metade do território de Roraima, população de 50 milhões de habitantes e alto desenvolvimento industrial em produtos de tecnologia de ponta.
Por outro lado, explica o consultor, a Coreia do Sul importa 95% da soja consumida no país e o grupo empresarial que desembarca amanhã no Estado já demonstrou interesse em investir no Estado e importar soja roraimense. “Buscamos parcerias estratégicas para desenvolver Roraima”, frisou Neudo Campos.
PROGRAMAÇÃO
A comitiva de 12 sul-coreanos, chefiada por Jang Mun Gab, que é CEO da empresa Dong Chun Mool Sang Co, desembarca no início da tarde desta terça-feira em Boa Vista. Na manhã de quarta terão reunião no Palácio Senador Hélio Campos seguida de entrevista coletiva à imprensa.
Fonte: Secom/RR