Política

Harmonia é o tom do discurso na abertura do ano legislativo

Vice-prefeito e presidente da Câmara Municipal discursaram apontando consenso nas ações dos dois poderes

Diferente do que ocorreu durante quase todo o ano passado na Câmara Municipal de Boa Vista, a sessão solene, que marcou o início dos trabalhos do Legislativo municipal, foi em clima de consenso político. Sem discussões ou debates, quase todos os vereadores discursaram em tom de harmonia com os colegas da Casa e o Poder Executivo.

O próprio vice-prefeito de Boa Vista, Marcelo Moreira (PSDB), que representava a prefeita Teresa Surita (PMDB), que recebia no Palácio 9 de Julho o ministro do Esporte, George Hilton, deu um tom de agradecimento em seu discurso, de pouco mais de cinco minutos.

Moreira começou o discurso lembrando como estava o município em 2013, quando assumiu a Prefeitura de Boa Vista. “Retornamos agora para, pessoalmente, em nome da prefeita Teresa Surita, fazer ao Poder Legislativo um especial agradecimento pelo apoio que temos recebido, por meio da aprovação de importantes projetos de lei que foram imprescindíveis para podermos executar as ações, projetos e políticas públicas tão importantes para a transformação de Boa Vista”, disse.

O vice-prefeito afirmou que nos três primeiros anos de gestão, a prefeitura conseguiu recuperar a cidade. “Temos a humildade de saber que ainda há muito por fazer, mas demos passos largos rumo à realização de cada demanda da sociedade e, como gestores públicos, temos a certeza que as dificuldades fazem parte do nosso trabalho”.

Como principais feitos nos últimos três anos, citou a coleta de lixo organizada, urbanização das ruas e avenidas, melhorias na sinalização de trânsito, uma “educação nota 10”, asfaltamento de vias e a recente ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde, sendo um 24 horas. “Somos uma das cidades com menor nível de infestação do mosquito Aedes aegypti e estamos fazendo monitoramento de todos os bairros da cidade”, afirmou Moreira.

Ao final, lembrou que 2016 é um ano de crise e que será necessária criatividade para driblar o cenário de recessão econômica. “E, mais uma vez, conto com a parceria de vossas excelências para, juntos, enfrentarmos os desafios de um ano difícil do ponto de vista econômico e financeiro. Queremos que tenham na prefeitura uma porta aberta em busca de soluções para o bem-estar da nossa gente”.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Edilberto Veras (PP), em um discurso acompanhado por poucos parlamentares, afirmou que a Mesa Diretora da Casa continuará com o modelo de gestão participativa, em que Legislativo e Executivo conseguem sucesso nas ações. Lembrou que 2015 foi um ano recorde no número de indicações: mais de 1.900 indicações de parlamentares, com reivindicações de munícipes, foram encaminhadas à Prefeitura de Boa Vista. (V.V)