Um helicóptero que prestava serviço à Coligação Salve Roraima e que na noite da quarta-feira transportava a senadora Ângela Portela (PT), foi apreendido na comunidade do Contão, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Uiramutã, por uma guarnição da Polícia Militar e liberado na manhã de ontem pela Polícia Federal.
Conforme o advogado da coligação, Frederico Leite, a aeronave saiu de Boa Vista na tarde do dia 22, quando foi revistada por policiais federais, rumo a Pacaraima, mas precisou pousar no Contão devido ao mau tempo. Na madrugada de ontem, o piloto que cuidava do helicóptero foi surpreendido por policiais militares que apreenderam a aeronave e determinaram que ela fosse levada até a sede de Pacaraima, sob a alegação de indícios de crime eleitoral.
Frederico Leite disse que o piloto pousou no Pelotão do Exército na Fronteira, onde a Polícia Federal fez nova revista, liberando o helicóptero para seguir seu trajeto. Segundo o advogado, ainda assim policiais militares solicitaram uma nova vistoria, desta vez com uso de cães farejadores, alegando que a aeronave estaria sobrevoando área de fronteira.
Ele salientou que nada foi encontrado, lamentando boatos espalhados em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas de celular de que o Ministério Público e a Polícia Federal teriam apreendido grande quantidade de dinheiro. “A aeronave foi liberada pela PF após todas as revistas solicitadas e não foi encontrado dinheiro e nenhum outro tipo de elemento que pudesse configurar crime eleitoral, como chegou a ser divulgado nas redes sociais”, disse o advogado.
O advogado afirmou que “pessoas mal-intencionadas estão tentando criar um factóide, como já chegou acontecer em outras situações, dias atrás, em Boa Vista, causando instabilidade junto ao eleitorado”.
Política
Helicóptero apreendido pela PM é liberado pela PF em Pacaraima
Imagens da apreensão com informações falsas sobre o episódio foram publicadas em redes sociais e enviadas por WhatsApp