Política

Jeferson promete instalação de UPA’s para melhoria na rede de saúde

Para o candidato, é inadmissível que Boa Vista não tenha uma Unidade de Pronto-Atendimento para atender casos de urgência e emergência

Dando continuidade às entrevistas com os candidatos à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), o programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 1020 AM, recebeu o empresário e universitário Jeferson Alves, do Partido Democrático Trabalhista em Roraima (PDT) no domingo, 28, para tratar sobre as eleições municipais.

De acordo com o candidato, caso seja eleito, a premissa é priorizar o cidadão, reorganizando recursos e investindo em políticas públicas, como saúde e educação. Uma das propostas de Jeferson é a instalação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s).

Conforme Alves, a proposta é de instalar duas UPA’s nos bairros mais afastados do Centro, para ampliar o atendimento à população e desafogar as outras unidades de saúde. “Nós somos a única capital que não tem uma UPA. Isso superlota qualquer hospital. Nós temos que modificar o jeito que é feito, trazer para cá mais duas UPA’s, igual é feito em Manaus e em municípios menores que Boa Vista, que tem uma unidade”, disse Jeferson.

“Em 16 anos, a atual gestão não conseguiu instalar uma UPA 24h. Só agora, no ano de eleição, foi criado um posto de saúde até meia-noite. É isso que a população tem que levar em conta, a saúde desse município não foi priorizada”, criticou o candidato.

Ainda na questão da saúde, o candidato informou que, caso seja eleito, a sua administração promoverá um cadastro das pessoas que necessitam de medicamento gratuito, como idosos e pessoas com necessidades especiais, também como uma forma de desafogar as filas nos postos. A ideia é disponibilizar duas motocicletas, em cada unidade, para fazer a entrega dos medicamentos para a população.

Outro ponto criticado pelo candidato foi a falta de médicos nos postos de saúde. “Não adianta você chegar no posto de saúde e procurar saber quem é o médico que está de plantão, e ele não estar lá. ‘O médico está em casa e mandou ligar caso alguém precise’. Não! Ele tem obrigação de estar lá, ele recebe para isso. O cidadão tem que ser tratado bem, tem que ter remédio, tem que ter um atendimento humanizado. Ninguém tá fazendo favor ao cidadão não, ele paga imposto e merece ser tratado com respeito”, declarou.

EDUCAÇÃO – Outro ponto priorizado por Jefferson é a criação de novas vagas para as crianças nas escolas. Segundo o candidato, atualmente, chega a 25 mil o número de crianças fora das creches. Para tentar solucionar o problema, a curto prazo, a proposta é fazer um convênio com as igrejas católicas e evangélicas.

“Nós vamos fazer um convênio com as igrejas, pegando cinco igrejas por bairro. Cada igreja vai atender 100 crianças, 50 pela manhã e mais 50 à tarde. A Prefeitura vai dar a merenda e vai pagar o professor. São 500 crianças por bairro, são 25 mil novas vagas sendo criadas”, afirmou.

Segundo Jefferson, os espaços escolhidos terão que ser aprovados pelo Conselho de Educação do Município, sendo necessário que sejam adequados, climatizados e onde normalmente já se trabalha com ensino das crianças, como a catequese e a escola bíblica dominical.

“Não quero forçar as pessoas a ir para a Igreja. Estou dando uma alternativa por que onde o poder público não alcança, o crime abraça. Se deixar na rua é pior. A minha proposta é fazer os convênios com essas igrejas, para que elas possam agir também como creche, sem nenhuma discriminação quanto ao credo. Cada igreja iria criar uma associação de pais e mestres e receber o recurso mensal da Prefeitura, para que o pai possa ter a segurança de sair de casa e saber que o filho vai ter os cuidados necessários”, acredita Jeferson.

OUTRAS PROPOSTAS – Além das áreas da saúde e educação, o candidato também esclareceu que as suas demais propostas estão voltadas para a população, com redução de gastos, promoção de bolsas para atletas, construção e reformas de praças para os bairros mais afastados, melhores condições de trabalho e equipamentos de segurança para os guardas municipais, incentivo ao microempreendedor para geração de empregos, revitalização do transporte público e instalação do passe livre para doadores de sangue, estudantes, idosos, mulheres grávidas, portadores de necessidades especiais e pessoas de baixa renda. (P.C)