Os desembargadores Jefferson Fernandes da Silva e Leonardo Pache de Faria Cupello tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), ontem, 6, no plenário da instituição. A solenidade foi prestigiada pelos chefes dos Poderes constituídos, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, autoridades civis e militares do Estado, servidores e familiares dos empossados.
Em um discurso emocionado, Jefferson Fernandes lembrou sua trajetória profissional e da importância da família, e falou que dará prioridade para as eleições municipais.
“Não tenho nenhum objetivo pessoal no exercício da presidência do TRE de Roraima. A Justiça Eleitoral tem um objetivo institucional, que é realizar as eleições, para isso foi constituída. Poucos países no mundo têm uma estrutura organizada como a nossa e, salvo engano, hoje nós já podemos dizer que estamos cumprindo nosso objetivo, pois o cidadão acredita no trabalho da Justiça Eleitoral e isso é fruto do grande esforço de pessoas que já passaram por esse tribunal.”
Ainda em seu discurso, o novo presidente destacou que o objetivo primordial é fazer uma eleição no mesmo nível, ou melhor, que a anterior.
“Realizar as eleições municipais próximas é a nossa meta e se Deus quiser conseguiremos nos desincumbir bem desse encargo, pois contaremos com o apoio das instituições parceiras e dos servidores da casa. Porque as próximas eleições municipais precisam ser iguais às essas últimas eleições que nós tivemos, quando o eleitor pôde ir à rua manifestar sua vontade, sem ceder à força do dinheiro, sem ceder à força das amizades, sem ceder à força de coronelistas e, se Deus quiser, nós vamos continuar mantendo essa conquista que tivemos.”
PRESIDENTE DO TRE – Jeferson Fernandes é baiano e está na magistratura roraimense desde 1993, tendo ascendido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima no ano de 2015.
VICE-PRESIDENTE – O vice-presidente/corregedor empossado, desembargador Leonardo Cupello, também destacou a alegria de assumir mais um desafio profissional.
“Na busca incessante de realizar a Justiça, me volto nesta oportunidade, mais uma vez, a defender os valores e princípios inerentes a esta instituição já consolidada que é a Justiça Eleitoral de Roraima, que além de buscar a paz social na resolução das lides eleitorais, se constitui como a verdadeira guardiã da democracia”, destacou Cupello.