Política

Joaquim Ruiz toma posse hoje no lugar de Chico Guerra, na ALE

Com o registro de candidatura cassado por envolvimento no “esquema gafanhotos”, Chico Guerra teve a condenação confirmada pelo TSE

Após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comunicar à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que desse cumprimento, de forma imediata, ao acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o registro do então deputado Chico Guerra, a Casa legislativa marcou a posse de Joaquim Ruiz (PTN) como deputado estadual.

A posse do deputado Joaquim Ruiz foi agendada para esta terça-feira, 14, às 10h, no Plenário da Assembleia, antes da sessão ordinária. Joaquim Ruiz atua como superintendente geral da ALE, era suplente de Guerra e foi o autor da ação que cassou a diplomação do então deputado. O ato implicou na anulação dos votos que Guerra conquistou no último pleito, resultando na perda do mandato.

O comunicado da Justiça foi entregue na sexta-feira, 10, e assinado pela desembargadora Elaine Bianchi, presidente em exercício do TRE. Os votos conferidos a Guerra foram considerados nulos diante do indeferimento do registro de candidatura, por isso o TSE determinou a posse no cargo do candidato eleito de acordo com o resultado das eleições de 2014, Joaquim Ruiz.

A condenação de Guerra ocorreu por motivo de o TSE verificar a configuração de ato doloso de improbidade administrativa e dano ao erário em condenação relacionada ao caso que ficou conhecido como “esquema gafanhotos”, de desvio de dinheiro público, no qual ele foi condenado.

BIOGRAFIA – Joaquim Ruiz nasceu no dia 23 de maio de 1953, em Manaus, no Amazonas. É técnico em Contabilidade, com licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e tem pós-graduação em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi o primeiro prefeito do Município de Mucajaí (1985-1986), secretário do Trabalho do então Território Federal de Roraima (1986), vice-prefeito de Boa Vista (1989-1992) e superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Foi também secretário de Finanças da Prefeitura de Boa Vista, diretor operacional e presidente da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), prefeito por duas vezes do município de Iracema (1997-2000 e 2001-2004) e deputado estadual da 6º Legislatura (2011-2014).