A juíza federal Luzia Farias da Silva Mendonça tomou posse na manhã de ontem, 22, como titular do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) até 21 de abril de 2021, em substituição ao magistrado Igor Itapary Pinheiro. A Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região aprovou a designação de Luzia no dia 14 de fevereiro.
Durante a solenidade, a magistrada falou sobre a importância de integrar a Corte Eleitoral de Roraima e fez uma homenagem póstuma ao seu pai, que morreu no início deste mês.
“Meu pai foi o maior exemplo de integridade, força, coragem e alegria. Eu prometi que todos os dias da minha vida iria honrar o nome dele. Serão dois anos de muito trabalho, aproveitamento, troca de ideias e respeito, e a forma mais sublime de honrar um cargo é trabalhar com seriedade. Renovo minha alegria por estar voltando a este tribunal”, destacou.
Atualmente, o Pleno do TRE-RR tem a seguinte composição: desembargador Jefferson Fernandes (presidente), desembargador Leonardo Cupello (vice-presidente/corregedor), Alexandre Magno (juiz de direito), Graciete Sotto Mayor (juíza de direito), Luzia Mendonça (juíza federal) e Francisco de Assis (jurista).
CURRÍCULO – Luzia Farias da Silva Mendonça é natural do Acre. Graduou-se na Universidade Federal do Amazonas. Concluiu o curso de direito no ano de 2008, integrando a galeria de honra da universidade por possuir, entre os formandos, o melhor coeficiente de rendimento (láurea universitária). É pós-graduada em direito penal e processo penal pela mesma universidade. Antes de ingressar na magistratura, exerceu o cargo de assessora jurídica no Ministério Público Estadual do Amazonas e atuou como advogada.
Aprovada no primeiro concurso do Tribunal Regional Federal, ingressou na carreira em fevereiro de 2013. Ao longo de dois anos, atuou na 3ª Vara Federal de Roraima/JEF, na 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas, especializada em matéria ambiental e agrária, e na 2ª Vara Criminal também da Seção do Amazonas. Foi promovida em dezembro de 2014 para a 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, da qual é titular atualmente. Atuou como juíza eleitoral suplente no período de 2015/2017.