O ex-deputado federal e candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) Márcio Junqueira esteve neste domingo, 4, no programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 1020 AM, para tratar sobre as eleições municipais. Filiado ao Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Junqueira tem como candidato a vice-prefeito o empresário Eugênio Thomé, filiado ao mesmo partido.
Apesar de a candidatura ser de forma independente, Junqueira esclareceu que, caso seja eleito, vai procurar fazer uma administração que tenha o Governo do Estado como parceiro. “A nossa candidatura é uma candidatura independente, mas claro que uma coisa é ganhar a eleição e outra coisa é governar. Nós vamos governar com união”, apontou o ex-deputado federal.
Entre as suas principais propostas, que focam na atenção maior à zona rural e aos moradores dos bairros mais afastados, a premissa principal é promover a agricultura para enriquecer o comércio, circular a renda e fortalecer o setor primário, priorizando o contorno da cidade.
A proposta de Junqueira é a de alcançar uma meta de produção de grãos em 50 mil hectares no município de Boa Vista e criação de 500 estufas já no primeiro ano de governo. “Primeiro que nós vamos continuar cuidando das flores, mas chega de flor. Agora, a nossa administração é da soja, do milho, do algodão, do boi, do frango, do peixe, da industrialização, da recuperação do Passarão, da recuperação do projeto Vale do Rio Branco e das estufas”, garantiu o candidato.
De acordo com Junqueira, esse foco na produção rural também favorecerá outras ações da Prefeitura, como a retomada do Restaurante Popular e as merendas das escolas municipais, que receberão alimentos advindos da agricultura familiar por intermédio de cooperativas financiadas pela administração municipal.
“Nós não vamos ficar mostrando a Boa Vista que se tem vergonha de mostrar, a Boa Vista maquiada. Nós vamos mostrar as rugas de Boa Vista, os cabelos brancos, as doenças para a gente curar. Quando eu vejo, na televisão parece que está todo mundo tranquilo. Agora, quando você anda na periferia da cidade, no entorno da cidade, a situação é outra”, criticou o candidato.
CRIAÇÃO DO MOTO-TÁXI – Outro ponto citado pelo candidato é a instalação do serviço de moto-táxi na Capital, principalmente para atender a parcela da população que se encontra desabastecida pelo transporte coletivo, porém sem influenciar diretamente no serviço executado pelos taxistas convencionais.
Segundo Junqueira, as vias de acesso do moto-táxi serão aquelas que normalmente não são utilizadas pelos ônibus e táxis. A ideia é gerar empregos para os motociclistas, que precisarão passar por um curso de formação focado na segurança do trânsito e ampliar o serviço de transporte para a população por um custo menor.
“Nós vamos colocar o moto-táxi, mas nas vias transversais, para não disputar com o táxi-lotação e nem com o taxista. São rotas que não interessam porque o custo não compensa para o lotação, mas que para o moto-táxi é viável. Nós não vamos mexer com o lotação”, esclareceu Junqueira.
DEMAIS PROPOSTAS – As outras propostas apresentadas pelo candidato são focadas na priorização dos empresários locais, a construção de novos conjuntos habitacionais, em parceria com os projetos sociais, obras de drenagem, saneamento básico e asfaltamento, instituição de um centro de informação tecnológica na Vila Olímpica, retomar o matadouro de pequenos animais, melhorar a situação das praias e balneários da cidade com construção de quiosques. “Nós vamos ser a capital da comida, do emprego, do povo que quer trabalhar. Boa Vista merece e vai ter uma cidade que trabalha para o povo”, finalizou o candidato. (P.C)