Política

Justiça Federal suspende transferência de Neudo Campos

O Tribunal Regional Federal (TRF1) da 1ª Região, em Brasília (DF), determinou, no final da tarde desta quinta-feira, 9, a suspensão da decisão que determinava a transferência do ex-governador de Roraima, Neudo Campos (PP) para um presídio de Segurança Máxima de Campo Grande (MS).

A transferência foi solicitada pelo Ministério Público Federal e determinada pelo juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara da Seção Judiciária de Roraima, que entrou de férias este mês.

Os advogados do ex-governador Neudo Campos impetraram o pedido de Habeas Corpus no início da semana, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), pedindo revogação da decisão de transferência.

“O juiz federal não pode agir como juiz de execução e, portanto, a decisão é contrária à ordem jurídica pátria, por isso acreditamos na cassação da decisão”, disse Marcelo Campos, um dos advogados do réu.

O CASO

A prisão de Neudo foi solicitada a partir da condenação dele em 2ª instância, pelo seu envolvimento no esquema de desvio de verbas públicas, conhecido como “escândalo dos gafanhotos”.