Política

Justiça restringe participação de Neudo em propaganda eleitoral

Programas da coligação terão que retirar imagem em que o ex-governador aparece ao lado de Suely Campos

O juiz Wagner Mota proferiu decisão em favor da Coligação Roraima Unida restringindo a participação do ex-candidato ao Governo do Estado Neudo Campos (PP), na propaganda eleitoral da Coligação Salve Roraima, tanto majoritária quanto proporcional.
Na prática, os programas terão que retirar do fundo dos programas a imagem em que Neudo aparece ao lado de Suely, espaço destinado apenas a candidatos majoritários, conforme o magistrado. Também não pode exibir nome e imagem do ex-governador como candidato.
A Coligação Roraima Unida acusa o grupo de Neudo de tentar sugestionar o eleitorado de que elegendo Suely Campos governadora é o mesmo que eleger Neudo, por isso pediu a suspensão de toda a divulgação de propaganda eleitoral e de peças publicitárias  que se valham dos nomes e da imagem do ex-candidato.
O juiz disse ser razoável aceitar declarações e veiculação de informações pelo ex-candidato e pela coligação no sentido de esclarecer o eleitorado sobre a substituição na candidatura, mas salienta não ser possível desvirtuar a propaganda eleitoral. Ele aponta excesso cometido pelas coligações em permitir que Neudo continue a veicular sua imagem como candidato.
A propaganda eleitoral serve para que os eleitores conheçam os candidato e suas propostas, portanto deve ser protagonizado por estes. Wagner Mota conclui ressaltando que a coligação terá que adequar a nova realidade decorrente da substituição da candidatura, a fim de se ajustar aos limites impostos pela legislação eleitoral.
COLIGAÇÃO – Procurada pela Folha, a Coligação Salve Roraima, por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou não ter recebido nenhuma notificação sobre a referida decisão. Disse que “Neudo Campos é hoje a maior liderança política de Roraima e que isso estava demonstrado nas pesquisas eleitorais durante as reuniões e contato com a população”.
A assessoria concluiu reforçando o discurso do candidato de que “na época em que Neudo governou Roraima, Suely o ajudou a governar”. “Agora Suely sendo eleita, Neudo vai ajudá-la, assim como qualquer outro cidadão que deseje contribuir com o governo”, frisou.