Política

Justiça transfere Neudo Campos para presídio federal

A transferência deve ser feita para estabelecimento federal na região Norte, por ser mais próximo da família.

O juiz Evaldo Jorge Leite, titular da Vara de Execuções Penais em Roraima determinou ontem que o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) seja transferido para um presídio federal de segurança máxima.

A decisão publicada no site do Tribunal de Justiça de Roraima afirma que a transferência deve ser feita para estabelecimento penal federal, na região norte, por ser mais próximo da família.

O presídio deve ser especificado pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). A defesa vai recorrer da decisão.

O magistrado justificou a transferência afirmando que o sistema prisional do estado não tem condições para abrigar Campos. A pena deve ser cumprida pelo prazo de até 360 dias que poderá ser abreviado ou prorrogado.

Na decisão, o juiz acrescentou que a decisão foi tomada após a direção do da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) afirmar que a ala prisional dos idosos não tem possibilidade de receber o ex-governador para cumprir com adequada segurança a pena e ser submetido ao tratamento médico contínuo no interior do estabelecimento prisional.

Os advogados do ex-governador vão entrar com pedido de habeas corpus para garantir que Neudo Campos permaneça em Roraima. A defesa vai questionar que um presídio de segurança máxima é para presos de alta periculosidade.

Campos, que é marido da atual governadora de Roraima Suely Campos (PP), e condenado por envolvimento no esquema de desvio de verbas públicas conhecido como “escândalo dos gafanhotos”.