Política

LDO municipal de 2016 poderá ser votada somente no dia 17

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias foi enviado pelo Executivo municipal para a Câmara e está em análise pelos vereadores

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) municipal de 2016 poderá ser votado até o dia 17 de julho pelos vereadores de Boa Vista. A informação é do 2º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Batista (PMN). Segundo ele, não há um prazo limite para a votação. Porém, os vereadores só podem entrar em recesso após ter votado a LDO.

“O projeto já foi enviado pelo Executivo municipal e está nas mãos de todos os parlamentares. Nós estamos analisando o projeto e alguns vereadores apresentaram emendas, que serão analisadas pela Comissão de Finanças e Orçamento. Após isto, será dado parecer e a LDO segue para ser discutida e votada em plenário”, explicou.

Atendendo a um pedido da vereadora Sueli Cardozo (PT), foi realizada uma audiência pública na Casa para discutir o projeto de lei, que contou com a participação de moradores da zona rural de Boa Vista, de representantes de associações de bairro e da Federação de Moradores de Boa Vista.

De acordo com a vereadora, um dos principais pontos discutidos foi o programa de desenvolvimento sustentável no setor produtivo. “Queremos beneficiar os moradores do bairro Operário, por exemplo, que investem na produção agrícola”, disse. Outra proposta, sugerida pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sitram), é garantir na LDO a data base de reajuste dos servidores municipais. “Boa Vista não tem uma tradição de reajustar o salário dos servidores anualmente e queremos fazer valer esse pedido”.

Sueli reiterou que essas e outras propostas serão transformadas em emendas e apresentadas de forma coletiva pelos vereadores. A petista, porém, lamentou a pequena participação dos vereadores na audiência pública. “Tínhamos apenas seis parlamentares na hora da audiência. Mas ainda assim conseguimos garantir a qualidade dos trabalhos”. (V.V)