Política

Lei municipal dá direito à meia-entrada para professores em eventos culturais

Ir ao cinema, ao teatro e a shows ficou mais fácil para os professores da rede municipal de ensino em Boa Vista. Na terça-feira, 15, foi publicada, no Diário Oficial do Município, a Lei 1.634, que dá direito à meia-entrada para professores em eventos culturais na cidade. A legislação tem como objetivo incentivar os professores a participarem do cenário cultural da cidade.

A lei determina o pagamento de 50% do preço realmente cobrado para ingresso em casas de diversões, praças desportivas e similares aos professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos de apoio das escolas da rede pública municipal de ensino.

A partir de agora, serão destinados aos professores 20% dos ingressos confeccionados para eventos artísticos, museus, cinemas, teatros, circos, mostras, shows artísticos e entretenimento e esportivo. Para usufruir o benefício, deve ser apresentada a carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação ou pela apresentação do contracheque. Nas carteiras funcionais deverão constar o nome, a foto e o número da matrícula do beneficiário e a data de validade.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), a vereadora Sueli Cardozo (PT), a lei representa uma conquista para a classe. “O principal objetivo desta lei é incentivar os professores a participarem do cenário cultural da cidade, pois nada mais justo do que oferecer cultura a quem transmite conhecimentos”, disse.

Sueli destacou que, apesar de se tornar lei somente agora, um cinema na Capital já concedia descontos aos professores. “É importante destacar o pioneirismo deste estabelecimento, que já promovia este acesso aos professores muito antes da obrigatoriedade”, disse.

A presidente do Sitram destacou ainda, que leis similares já estavam em vigor em outros estados. “Há um bom tempo os professores de São Paulo e de alguns municípios em estados da região Centro-Oeste do Brasil já contavam com esse benefício. A categoria em Boa Vista já pode usufruir deste privilégio também”, complementou.