ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Lei Seca: Pode beber no dia da eleição em Alto Alegre?

Valdenir Magrão e Wagner Nunes disputam a preferência de 11,2 mil eleitores na cidade do Norte de Roraima, nesse domingo

Corpo de cerveja (Foto: Divulgação)
Corpo de cerveja (Foto: Divulgação)

Alto Alegre vai às urnas nesse domingo (28), das 7h às 17h, para escolher o novo prefeito para um mandato “tampão” até 31 de dezembro de 2024. O prefeito interino Valdenir Magrão (MDB) e o professor Wagner Nunes (Republicanos) disputam a preferência de 11,2 mil eleitores. Mas afinal, por ser uma eleição suplementar, é permitido ingerir bebida alcoólica durante o pleito?

A juíza Sissi Schwantes, da 3ª Zona Eleitoral, publicou uma portaria que responde à essa dúvida: venda, distribuição, fornecimento e consumo de bebida alcoólica serão proibidos em Alto Alegre, das 23h de sábado (27) às 19h de domingo.

A pena prevista no Código Eleitoral para quem descumprir a determinação é de dois meses a seis meses de prisão, e multa que varia de 10 a 100 dias-multa. O crime pode ter três classificações: desordem que prejudique os trabalhos eleitorais; impedimento ou embaraço do exercício do sufrágio; e desobediência judicial eleitoral.

Outros seis órgãos que irão trabalhar na fiscalização e segurança do pleito foram avisados da regra: polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito de Alto Alegre e o Ministério Público Eleitoral (MPE).