Política

'Lei vai dinamizar indústria madeireira', dizem deputados

Qualquer pessoa, física ou jurídica, que queira trabalhar vendendo reposição, vai ter respaldo legal

LEO DAUBERMANN

Editoria de Política

Em entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 16, na Rádio Folha FM 100.3, os deputados estaduais Brito Bezerra (PP) e Jânio Xingu (PSB) ressaltaram que o Projeto de Lei que trata sobre a reposição florestal, aprovado na sessão da última terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, de autoria dos dois parlamentares, vai dinamizar a indústria madeireira e reflorestamento em Roraima.

A matéria segue ainda para análise governamental, para só depois ter força de lei. A reposição florestal é a compensação pela extração de vegetação natural, medida obrigatória para as madeireiras e de acordo com Brito Bezerra, um dos autores do PL, esse processo era realizado por uma única empresa.

“A reposição florestal é uma demanda de anos, do setor madeireiro para descentralizar o processo que era realizado por uma única empresa em Roraima. Essa empresa tem uma plantação de acácias, que foram consideradas massa florestal podre, porque muitas já estão morrendo e não conseguem repor a colheita de espécies que têm valor de mercado, como mogno, maçaranduba e itaúba, por exemplo”, disse Brito.

A proposta é que a comercialização daqui para frente seja feita por meio da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). De acordo com o deputado Jânio Xingu, a lei traz um grande avanço para o estado de Roraima.

“Hoje para o madeireiro tirar um metro de madeira na floresta amazônica, ele tem que dar três metros para a Amazônia Legal. A lei traz um grande avanço para Roraima, vai ampliar esse processo, ou seja, qualquer pessoa, física ou jurídica, que queira trabalhar vendendo reposição, vai se cadastrar na Femarh, pegar assistência técnica, atendendo dispositivos da lei e pode tornar-se revendedor de reposição”, destaca Xingu.

De acordo com os autores da matéria, a indústria madeireira no estado terá novo folego, após a lei entrar em vigor, com ampliação da reposição florestal, e consequentemente aumento da geração de emprego e renda.

Mesa Diretora – Durante entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 16, os deputados Brito Bezerra (PP) e Jânio Xingu (PSB), reafirmaram apoio à reeleição de Jalser Renier (SD) à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

Para Brito Bezerra, o atual presidente Jalser Renier é o mais qualificado para presidir a Mesa Diretora, por ter sido o parlamentar mais votado nas últimas eleições, além de ter o maior número de legislatura na Casa. “Foi quem o povo escolheu para dizer que é melhor deputado e deve continuar na presidência da Assembleia [legislativa], tem o meu voto, antecipo aqui de forma muito clara, por entender que o governo e o estado precisam dessa força da Assembleia em prol do desenvolvimento. Acredito que teremos um novo momento político, irmanados Assembleia Legislativa e governo do estado”, disse.

O deputado Jânio Xingu compartilha da mesma opinião e destaca que os parlamentares não aceitam interferência externa no momento da escolha da Mesa Diretora. “O que nós não aceitamos é interferência externa na eleição da mesa diretora, isso é prerrogativa dos deputados, e nós optamos, a maioria, que o deputado Jalser Renier continue na presidência da Assembleia Legislativa”, ressalta Xingu, afirmando que os parlamentares querem trabalhar em parceria com o Executivo em prol do estado de Roraima.