Política

Leilão de energia para Roraima tem quase 160 interessados

Edital com regras de contratação de energia e de potência ficará em audiência pública até 29 de março

Enquanto a situação do Linhão de Tucuruí não é resolvida na Justiça, com a liberação da licença ambiental, o Ministério de Minas e Energia (MME) colocou à disposição consulta pública para a realização de leilão para o suprimento de energia fotovoltaica (captação solar) e eólica (vento /moinhos) visando acabar com os transtornos causados pelos constantes apagões em Roraima.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou que 156 empreendimentos se cadastraram para o leilão de atendimento de energia ao Estado de Roraima. Os projetos somam seis gigawatts (GW) de capacidade instalada. A previsão é que o leilão seja realizado até 31 de maio.

Na sexta-feira, 1º, o MME publicou as regras do leilão. De acordo com o despacho, o início do suprimento de energia se dará em 28 de junho de 2021.

O certame vai contratar dois tipos de produtos: por potência e energia. Na modalidade potência, está prevista a contratação de dois subprodutos, gás e renováveis e outro, de demais fontes. No primeiro subproduto, serão contratadas soluções de suprimento que tenham como fontes primárias gás natural ou renováveis, com término de suprimento em 27 de junho de 2036. No subproduto demais fontes serão contratadas outras soluções não enquadradas nas opções anteriores, com término de suprimento em 27 de junho de 2028.

Os interessados no leilão poderão considerar em seus lances as perdas elétricas até o ponto de entrega e até mesmo perdas internas e o consumo interno do empreendimento. O edital com as regras de contratação de energia e de potência para atendimento a Boa Vista e localidades conectadas, em Roraima, ficará em audiência pública até 29 de março.

Roraima é o único Estado que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde julho de 2001, grande parte do Estado, incluindo Boa Vista, é suprida por energia elétrica proveniente da Venezuela, por meio de um sistema de transmissão situado em territórios venezuelano e brasileiro. O restante da energia provém de usinas termelétricas.