Política

Linhão de Tucuruí: Acordo garante controle acionário à Eletrobras

De acordo com a ex-estatal, aumento será feito de forma progressiva; obra que interligará Roraima ao sistema nacional de energia está parada desde 2011

A Eletrobras fechou um acordo com Alupar para aumentar a a participação acionária no projeto do Linhão de Tucuruí, obra que interligará Roraima ao sistema nacional de energia. De acordo com a Eletrobras, o aumento de participação da Eletronorte, que é a subsidiária da ex-estatal, será feito de forma progressiva. Atualmente, a Eletronorte possui 49% de participação na SPE e a Alupar, 51%.

A construção do Linhão de Tucuruí está parada desde 2011, quando houve o leilão do empreendimento pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A falta de licenciamento ambiental para realização do projeto, que atravessa a terra indígena Waimiri-Atroari, impediu a construção da linha de transmissão. Em outubro do ano passado, foi firmado acordo judicial para viabilizar a construção da linha, que possui 715 quilômetros de extensão.

A linha de transmissão conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) – é o único Estado que ainda se encontra fora da rede de transmissão de energia elétrica.