Antonio Denarium (PP) cumpriu agenda em Brasília com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), na manhã desta sexta-feira, 25, onde discutiu a situação de calamidade financeira, questão energética, fluxo migratório e regularização fundiária de Roraima. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto durante cerimônia de lançamento das novas entregas do Programa Renda e Oportunidade.
De acordo com informações do governador em entrevista exclusiva para a Folha, ele apresentou um balanço sobre a atual situação do Estado, além de falar sobre a situação dos servidores que precisam ser integrados aos quadros da união.
“O presidente Bolsonaro confirmou que a União vai fazer acordo na ação que solicita reembolso das despesas efetuadas pelo governo de Roraima com os venezuelanos. Já ganhamos no Supremo o direito de ressarcimento de 50% das despesas e houve o consenso da restituição dos valores. Então agora vai ser feita a conciliação para fazer o repasse para o governo”.
O encontro também contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, o advogado geral da união, Bruno Bianco e o ministro chefe da Casa Civil Ciro Nogueira. Denarium foi acompanhado do deputado federal Hiran Gonçalves, da Secretária Gerlane Baccarin e do secretário de Relações Federativas, Deilson Bolsonaro.
“A reunião com o presidente Bolsonaro foi produtiva. Teremos em breve resultados concretos. Ele demonstrou preocupação com a atual situação de caos econômico e social do Estado. Tenho certeza de que ele [presidente] terá um olhar diferenciado, pois conhece a nossa realidade como poucos”, informou Denarium.
O deputado Hiran Gonçalves explicou que foram debatidas pautas importantes no encontro. “Levamos ao conhecimento do presidente pautas importantes como a questão dos servidores dos Ex-Territórios, a licença para obras do linhão do Tucuruí e a compensação financeira dos gastos do estado com os imigrantes. Reunião mais que produtiva”.
“Fui com o presidente tratar de assuntos sobre o desenvolvimento do nosso Estado de Roraima. Ações importantes que colocam Roraima na rota do desenvolvimento e do progresso tão sonhado. Tratamos da restituição das despesas feitas pelo governo do Estado com os venezuelanos e tivemos o aceno positivo do Advogado Geral da União Bruno Bianco” explicou o governador Antonio Denarium.
Linhão de Tucuruí
Denarium afirmou também que o presidente Bolsonaro garantiu que no dia 15 de abril será firmado acordo com os indígenas para a liberação do início das obras do linhão de Tucuruí.
“Outra ação importante é a construção do Linhão de Tucuruí. Está agendado agora para o dia 15 de abril, o acordo entre o Governo Federal e os indígenas para compensação do impacto ambiental do Linhão passando dentro da reserva indígena. Logo em seguida, o consórcio que ganhou a licitação já fica autorizado a concluir a obra.
Enquadramento
O Governador Antonio Denarium também afirmou que fez uma solicitação ao presidente Bolsonaro a respeito de enquadramento dos servidores do território.
“Pedimos ao presidente Bolsonaro e ao ministro Paulo Guedes, o orçamento para enquadramento de mais de mil servidores do ex-território. Então foram basicamente esses três assuntos mais relevantes que discutimos” concluiu