A cantora baiana Margareth Menezes foi convidada para ser ministra da Cultura pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porém a artista ainda não confirmou se irá aceitar o convite ou não. Lula começou a anunciar seus ministros nesta 6ª feira (9.dez.2022), com os Ministérios da Fazenda, Justiça, Casa Civil, Relações Exteriores e Defesa.
Margareth teria sido uma sugestão da esposa de Lula e futura primeira dama Janja. Em uma de sua proposta durante a eleição, Lula já havia afirmado que iria recriar o Ministério da Cultura
O Ministério da Cultura (MinC) foi criado em 15 de março de 1985 pelo decreto nº 91.144 do presidente José Sarney. Em 2016, após a posse de Michel Temer como presidente interino, o MinC foi brevemente extinto e reincorporado ao Ministério da Educação.
Margareth Menezes
Margareth Menezes, 60 anos, é natural de Salvador (BA) e lançou o 1º álbum de sua carreira no fim da década de 1980. A cantora soma 21 turnês mundiais, e é considerada pelo jornal Los Angeles Times, como a “Aretha Franklin brasileira” e foi indicada ao Grammy latino.
Margareth Menezes fundou em 2004 a ‘Fábrica Cultural’ que, através de um convênio de parceria firmado com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, da Prefeitura de Salvador, iniciou o “Programa Circulando Arte”, além de outros projetos no campo da arte, educação e cultura.
A organização não governamental, atua desde 2008, na Ribeira – bairro onde Margareth Menezes nasceu – e outros bairros da Península de Itapagipe, oferecendo cursos profissionalizantes para jovens e oficinas de arte-educação para crianças.