Política

Lula nomeia deputado Jhonatan de Jesus como ministro do TCU

Roraimense assumirá a vaga aberta após a aposentadoria da ministra Ana Arraes. Posse está marcada para 15 de março

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A medida foi publicada no Diário Oficial da União. A posse dele está marcada para 15 de março.

O nome do parlamentar foi aprovado pelo Congresso Nacional em fevereiro, com 239 votos obtidos na Câmara e 72 no Senado. O roraimense assumirá a vaga aberta após a aposentadoria da ministra Ana Arraes.

A atual composição do TCU também tem os ministros Bruno Dantas (presidente),Vital do Rêgo (vice-presidente), Walton Alencar Rodrigues, Benjamin Zymler, Augusto Nardes, Aroldo Cedraz, Jorge Oliveira e Antonio Anastasia.

Embora o TCU tenha nome de tribunal, ele não compõe o Poder Judiciário e é um órgão auxiliar das Casas Legislativas no controle externo da administração pública.

Segundo a Constituição Federal, para ser ministro do TCU, o indicado tem que ter: entre 35 e 70 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; além de mais de dez anos de experiência nessas áreas.

Com a ida de Jhonatan ao TCU, o vereador de Boa Vista, Gabriel Mota (Republicanos), que concorreu para deputado federal e terminou como primeiro suplente de sua sigla, ao receber 6.520 votos, vai assumir a vaga.

Filho do senador Mecias de Jesus (Republicanos), Jhonatan de Jesus é deputado federal desde 2011 e foi eleito para o quarto mandato ao receber 19.881 votos, o mais votado de Roraima em 2022.

*Por Lucas Luckezie