IMPASSE

Lula promete a Denarium que conversará com Maduro sobre embargo venezuelano

Presidente conversou com o governador de Roraima por 20 minutos na tarde desta sexta-feira

Lula e Denarium
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ser recebido pelo governador Antonio Denarium em março de 2023 (Foto: Secom-RR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta sexta-feira (16), em ligação de 20 minutos com o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), que vai entrar em contato imediatamente com Nicolás Maduro para tratar da restrição da Venezuela aos produtos brasileiros.

A ligação ocorre após Denarium enviar um ofício à presidência para solicitar apoio para intermediar o impasse e restabelecer a normalidade das exportações que passam pela fronteira entre os dois países. Nesta sexta, um empresário distribuiu gratuitamente, em Boa Vista, toneladas de salsichas que seriam enviadas para o País vizinho como forma de protesto e para evitar com que a carga fosse perdida.

Segundo a assessoria governamental, Lula destacou que a reciprocidade precisa existir e o Brasil tem feito muito para ajudar a Venezuela nos momentos difíceis. “A Venezuela tem que retribuir ao Brasil que tanto tem feito pela Venezuela e não podemos deixar isso sem solução”, afirmou o presidente.

Lula informou ainda que tem recebido fotos dos produtos comercializados dentro da Venezuela e que concorrem com os produtos brasileiros e eles são infinitamente inferiores.

“Fiz questão de informar ao presidente Lula os impactos que essa proibição de entrada dos produtos brasileiros resultam para Roraima. As exportações para a Venezuela representam 80% da balança comercial de Roraima, significando um grande alerta para o nosso Estado. E me deixa triste porque ocorre justamente no momento em que o Estado começa a despontar para o Brasil”, diz.

Denarium aproveitou a conversa para relatar a problemática atual da fronteira e os problemas do aumento da onda migratória. O governador citou dados oficiais da Operação Acolhida, que destacam que até março de 2023, passaram por Roraima mais de 870 mil imigrantes e desses, 180 mil fixaram residência em Roraima.

“Falei ao presidente Lula que precisamos trabalhar para resolver todos os nossos problemas e cuidar da questão imigratória venezuelana através do esforço conjunto. Temos uma ação de ressarcimentos das despesas com os venezuelanos que já foi julgado pelo STF [Supremo Tribunal Federal] dando ganho de causa ao Estado, porém até agora, nada foi pago. Senti na fala do presidente Lula o desejo de contornar essa crise com a Venezuela”, destacou.

Lula ainda solicitou que fosse marcada uma agenda com o governador para os próximos dias, independente da solução que o presidente acredita que ocorrerá com o contato que irá manter com Maduro.