O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez graves acusações contra a líder da oposição, María Corina Machado, durante um discurso na segunda-feira (19). Maduro afirmou que Machado, uma das principais figuras da oposição no país, possui um pacto com o diabo e com o bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter).
“Não deixo a política ao ego de um indivíduo que acredita ser sobrenatural e faz pactos satânicos com Elon Musk e a igreja satânica de Detroit, como faz María ‘violência’ Machado (referindo-se à líder da oposição María Corina Machado). Não depende de uma pessoa, de um ego ou de um pacto satânico”, declarou Maduro durante o lançamento de uma consulta pública para o desenvolvimento de projetos regionais.
As acusações de Maduro ocorrem em um contexto de forte tensão política no país, com disputas acirradas sobre o resultado das últimas eleições presidenciais.
A autoridade eleitoral da Venezuela, controlada por Maduro, declarou o presidente bolivariano como reeleito, mas o resultado é contestado pelo candidato da oposição, Edmundo González, bem como por várias autoridades internacionais e pelo Carter Center, a principal entidade observadora do pleito.
Maduro não apresentou evidências para sustentar suas alegações, e a oposição, liderada por Machado, continua a rejeitar os resultados eleitorais, acusando o governo de fraude e repressão política.