Maioria dos candidatos em Roraima tem ensino médio completo

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior (Foto: Arquivo FolhaBV)
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior (Foto: Arquivo FolhaBV)

Os candidatos que concorrem às Eleições 2024 em Roraima, nos cargos de prefeito e vereador, prestaram informações sobre grau de escolaridade ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria tem o ensino médio completo (38,7%), com destaque para uma parcela de concorrentes que apenas lê e escreve (2,09%).

As informações foram divulgadas no Portal de Dados do TSE. Para se candidatar, o concorrente precisa apresentar certificado de escolaridade no momento que registrar sua candidatura ou algum outro documento que comprove sua instrução, como escrever uma declaração de próprio punho.

No setor do grau de instrução de Roraima é possível identificar que 519 candidatos tem o ensino médio completo, seguido por concorrentes com o ensino superior completo, um total de 488, o que representa 36,39% do total.

Na sequência aparecem os candidatos com ensino fundamental completo (108), o que representa 8,05% do total; seguido de candidatos com ensino superior completo (84), um percentual de 6,26%.

Foram registrados ainda os candidatos com ensino fundamental incompleto (64), uma parcela de 4,77%, com ensino médio incompleto (50), o que equivale a 3,73%.

Ainda, 28 candidatos declararam saber ler e escrever, o que representa 2,09% do total. A Constituição Federal prevê que o analfabetismo, a condição onde a pessoa não sabe ler e nem escrever, é um critério de inelegibilidade, portanto, o candidato não pode concorrer nas eleições.

Leia a Folha Impressa de hoje