Para auxiliar os proprietários de residências na área urbana de Boa Vista e que aguardam o recebimento do documento definitivo, a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) iniciou um Processo de Regularização dos Imóveis Comprados e Quitados junto à instituição. A informação é que 11 conjuntos habitacionais deverão ser contemplados com a normalização, beneficiando mais de 3.337 famílias do Estado.
Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 02, o presidente da Codesaima, Anastasi Vaptisti Papoortzis, revelou os conjuntos que devem ser contemplados nas próximas semanas.
São eles: Caçari 1 e 2; Conjunto Boa Vista 1 e 2 (no bairro São Vicente); Conjunto dos Cabos e Soldados; Conjunto Caimbé 1; Conjunto Pricumã 1 e 2; Conjuntos Monte Roraima 1 e 2 (no bairro Caçari) e Conjunto Mecejana.
Segundo o gestor da Companhia, era preciso trabalhar para conseguir dar segurança à população. “Nós temos um corpo técnico habilitado. Temos esse compromisso de arrumar a contabilidade, o almoxarifado da empresa e verificar no que poderíamos ser úteis à população roraimense. Tínhamos que concluir o nosso trabalho. Não é dar a moradia para a pessoa, é preciso dar segurança com o documento em seu nome, poder retirar empréstimos para reformar a sua casa. Esse era um compromisso que a Codesaima tinha que realizar”, afirmou.
A orientação de Anastasi é que, assim que o projeto for lançado pela Codesaima, o proprietário poderá buscar junto com os cartórios do Estado, apresentar os dados e o local do imóvel. “Os cartórios vão enviar a informação até a Codesaima, nós vamos fazer a pesquisa no nosso sistema e fornecer os dados para o cartório, que irá emitir esta documentação no nome do proprietário”, explicou.
Conforme o presidente, a previsão é que o projeto seja lançado pela Codesaima ainda nesta semana ou, no mais tardar, na primeira quinzena de fevereiro. Quem tiver dúvidas sobre o procedimento pode ainda procurar a sede da Codesaima para receber maiores orientações. Vale ressaltar que a Companhia está funcionando temporariamente na Avenida Ville Roy, próximo à Salomão Veículos, devido à necessidade de reforma do prédio original. “Nós queremos concluir esses projetos de transferência de 5.337 imóveis até o final do ano”, finalizou Anastasi.
DEMAIS PROJETOS – O presidente informou ainda que a Companhia está desenvolvendo vários projetos na área mineral, inclusive um trabalho para abertura de uma fábrica para trabalhar com calcário. Segundo Anastasi, no momento, a gestão está realizando parcerias para possibilitar a mineração do calcário no Estado e poder baixar o valor do minério.
“É um grande problema para o produtor roraimense, por conta da falta do calcário. Nós já estamos com esse projeto para conseguir apoio de emendas parlamentares e também com uma novidade, algo que não foi feito antes. Antes se trazia o calcário de fora do Estado e agora nós temos a condição de minerar aqui mesmo, terminando com o problema”, informou. (P.C.)