Política

Mais de 400 registros foram deferidos em RR

Números de registros deferidos estão sendo constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral

O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet disponibiliza o link Estatísticas de Candidaturas, em que os partidos políticos, coligações, candidatos e a sociedade em geral podem se informar sobre a quantidade e os dados dos candidatos que vão concorrer a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições deste ano.

Até às 18h desta sexta-feira (2), foram contabilizados 1779 pedidos de registro de candidatura. Desse montante, 403 já foram deferidos pela Justiça Eleitoral, sendo 365 para vereador, 17 para prefeito e 17 para vice-prefeito.

Dos candidatos que tiveram o pedido de registro concedido pela Justiça Eleitoral, 165 têm ensino médio completo, 75 têm ensino superior completo e 22 declararam que leem e escrevem. A maioria desses candidatos possui de 35 a 39 anos, 74 no total. Apenas um candidato com idade de 75 a 79 anos teve o pedido de registro deferido até o momento.

Os candidatos que se declararam pardos prevalecem, representando 65% do total. Do número de candidaturas deferidas, 67% são homens (273) e 2 são mulheres (130). Além disso, 51% declararam ser solteiros e 39% casados.

O PTC aparece como o partido que teve o maior número de pedidos de registro deferidos (13%), seguido do PSC (7%) e do PPS (6%).

Esses números estão sendo constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. Pelo sistema, o interessado pode saber ainda o número de vagas para vereador que serão disputadas em cada município.

Também é possível pesquisar os candidatos por sexo, faixa etária, grau de instrução, estado civil, raça e cor, partido e cargo.

Informações – Por meio do DivulgaCandContas 2016, é possível consultar o número de candidaturas por município e por cargo. Além de verificar a situação do pedido de registro do candidato, o sistema permite pesquisar informações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens do candidato, consulta a certidões criminais e previsão de gastos de campanha do mesmo.

O sistema está disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.