Política

Mais quatro psicólogos aprovados em concurso serão convocados

O objetivo do Governo é reforçar o atendimento psicossocial oferecido aos policiais militares e bombeiros

Já está em andamento todos os procedimentos necessários para a convocação de mais quatro psicólogos, aprovados no último concurso público realizado em 2013. O pedido de convocação será encaminhado amanhã (12), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para as Secretaria de Administração (Segad), que é a pastas responsável para por proceder todo os trâmites necessários para a convocação, nomeação e posse.

De acordo com coordenadora geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGTES), Consolata de Farias, a quantidade de profissionais a ser chamada foi definida após levantamento realizado no Centro de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública, que oferece assistência psicossocial aos policiais e bombeiros do estado. Os profissionais serão convocados para reforçar o atendimento já prestado.

A convocação foi uma determinação da governadora Suely Campos depois do último episódio envolvendo policial militar em transgressões, que aconteceu na segunda-feira (9). O policial Felipe Quadros assassinou três pessoas. A governadora acredita que com o reforço dos profissionais, vai contribuir para a diminuição de fatos como estes, uma vez que a ideia é de se prestar o acompanhamento psicológico rotineiro à categoria.
“Esse acompanhamento psicológico tem que ser de rotina. Os policias vivem sob estresse permanente e precisam desse suporte para ter uma vida saudável”, enfatizou Suely Campos.

Os novos servidores serão empossados, conforme previsão na Lei 053/01, que estabelece o prazo de 30 dias para a posse, após a nomeação. A convocação deverá ser feita pela Segad, que por sua vez anunciará os trâmites do concurso, que inclui a entrega da documentação necessária para a realização da perícia médica e posteriormente a posse. Depois disso, os novos servidores terão 15 dias para entrar em exercício.

O concurso público, para provimento de vagas na área de Saúde, foi realizado em agosto de 2013 e disponibilizou 1.786 vagas em todos os níveis, para os 15 municípios. O certame contou com um total de 29.536 inscritos. Após a nomeação pela Segad, já entraram em exercício 2.259 servidores, que estão atuando nas unidades de saúde da capital e no interior.

Fonte: Secom/RR