A operação “ Escuridão” deflagrada na manha desta quinta-feira(29) pela Polícia Federal acaba de prender o ex-secretário de Justiça e Cidadania Josué Filho. O advogado que é sogro da filha de Suely Campos, foi nomeado no inicio da gestão da governadora.
Em junho de 2016, o Ministério Publico Estadual pediu o afastamento do então secretário, devido a constantes fugas do sistema penitenciário. No mesmo ano, a justiça de Roraima pediu o bloqueio no valor de R$ 5 milhões em bens de Josué Filho e da empresa Qualigoumert responsável pelo fornecimento de alimentação para o Sistema Penitenciário. Na época a sentença foi dada pelo juiz Luiz Alberto de Morais Júnior da 2ª Vara da Fazenda Pública, em decisão a uma ação civil pública por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público de Roraima (MPRR).
A operação da polícia federal batizada de “ Escuridão” , que mira recursos públicos do sistema penitenciário de Roraima. Segundo a Policia Federal o esquema envolve o desvio de 70 milhões de reais dos cofres públicos entre 2015 e 2018.
Ao todo estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR e Brasília/DF. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.O nome da operação “Escuridão” faz referência à nona praga bíblica do Egito, que veio após aos Gafanhotos, na qual o povo foi colocado sob trevas em razão das ações do Faraó.