O Pleno da Justiça Eleitoral de Roraima cassou, por maioria de votos, o mandato do deputado estadual Eder Lourinho (PTC). A sessão ocorreu por videoconferência realizada nesta quarta-feira, 24.
Além disso, foi aplicada multa no valor de 10 mil UFIRs (Unidade Fiscal de Referência). Na mesma decisão, os juízes aplicaram multa de 10 mil UFIRs a Airton Antônio Soligo, que foi candidato ao cargo de deputado federal nas Eleições de 2018.
Os dois são acusados de compra de votos por R$ 100 na cidade de Caracaraí, região Sul de Roraima, nas eleições de 2018.
Relembre o caso
Em outubro de 2018, o Ministério Público fazia uma ronda um dia antes da votação, quando se deparou com uma reunião na região da Prainha em Caracaraí. Na ocasião, quatro pessoas acabaram presas, uma delas um pastor evangélico.
Em um veículo de luxo que estava no local, os agentes encontraram R$ 6,6 mil, que seriam usados para pagar os eleitores em troca de voto em Éder e Cascavel. Além disso, o MPRR recolheu santinhos e listas com nomes de moradores.
Em depoimento, sete pessoas confirmaram que o dinheiro se tratava de um “agrado” para apoiar os candidatos. Uma das promessas do pastor era fazer um churrasco depois das eleições e convidar os eleitores.
A reportagem entrou em contato com o deputado e aguarda retorno.