Política

Marcada para amanhã reunião da Comissão de Segurança com a Polícia Civil

A delegada geral da PC, delegada Haydée Magalhães, vai se reunir com os deputados que compõem a Comissão, a partir das 15h, na Assembleia Legislativa

Está marcada para esta terça-feira (2), a reunião da Comissão de Administração, Segurança e Serviços da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE) para tratar sobre as atuações e necessidades da Polícia Civil no Estado. A reunião que terá início às 15h será com a delegada geral da PC, delegada Haydée Magalhães.

A reunião extraordinária faz parte do calendário de oitivas da Casa com os gestores ligados a Segurança Pública. Com mais esta reunião, a comissão concluirá as conversações para traçar um planejamento mais aprofundado sobre as reais necessidades apresentadas durante os últimos meses. Todas as informações servirão como base para o orçamento do próximo ano, com o intuito de melhorar o serviço prestado à população de Roraima.

Neste encontro serão discutidas as medidas tomadas pela delegada até o momento, assim como projetos, diretrizes, levantamento da estrutura física e de quadro efetivo, demandas e futuras atuações da gestora a frente da Polícia Civil no Estado. Outro fator a ser discutido será o andamento do concurso público para agentes da instituição, assunto este já questionado pelo presidente da comissão, deputado Jorge Everton (PMDB).

“Esse encontro permitirá conhecer a atual realidade e tudo que a Polícia Civil enfrenta hoje para trabalhar em Roraima. A população roraimense é vítima diariamente do descaso com a segurança de má qualidade”, frisou Everton. A Comissão de Segurança é composta pelos demais parlamentares Soldado Sampaio (PCdoB), Valdenir Ferreira (PV), Coronel Chagas (PRTB) e Odilon Filho (PEN).

SABATINAS
No dia 7 de abril, no plenário Noêmia Bastos Amazonas, a cúpula de segurança pública do Estado foi convocada, em comissão geral, para expor os problemas e realidades encontradas em cada setor desde o dia 1º de janeiro deste ano. Participaram o ex-secretário de Segurança Pública, Januário Lacerda, a delegada-geral da Polícia Civil, Haydée Magalhães, e o comandante da Polícia Militar, João Lins.

Após comissão geral, cada gestor foi convocado para reunião individual para que a ALE/RR tenha conhecimento das dificuldades e possa traçar um panorama de auxilio.

O último a ser “sabatinado” pela Comissão na Assembleia foi o comandante da Polícia Militar de Roraima. Em conversa, Lins apresentou a atual realidade da corporação encontrada desde o início do ano, como a falta de viaturas, de combustível, orçamento para 2015 e da necessidade do aumento do efetivo que hoje totaliza em 1.924 militares. A reunião aconteceu no dia 22 de abril.

Fonte: Secom/ALE