O governador Antonio Denarium (Progressistas) nomeou o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater), Marcelo Pereira, como secretário estadual interino do Índio após a pasta completar um mês sem um titular.
Uma fonte do Palácio Senador Hélio Campos confirma que essa demora para nomear um secretário de forma definitiva reflete a dificuldade de Denarium em encontrar um nome de consenso entre o governo estadual e os povos indígenas.
Conforme publicação no Diário Oficial do Estado, Marcelo Pereira assume o cargo sem ônus para os cofres públicos. Ele voltar a liderar a pasta que chefiou por dois anos e oito meses durante a primeira fase do Governo Denarium.
A Secretaria do Índio tem, entre as atribuições, o desenvolvimento de políticas e diretrizes relativas a questões indígenas, a articulação da assistência educacional e de saúde, visando à melhoria da qualidade de vida, a preservação e disseminação da cultura indígena e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Perfil
Marcelo da Silva Pereira nasceu em Viseu (PA), tem 46 anos, e é servidor público efetivo da Seadi (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Graduado em Contabilidade, técnico em Agropecuária e MBA em auditória pública, ele também foi secretário de Agricultura de Pacaraima (2018 a 2020).
*Por Lucas Luckezie