O desempenho do Partido Republicano Brasileiro (PRB) nas urnas, no pleito deste ano, para escolha de prefeitos e vereadores em todo País, ocorrido no dia 02 de outubro, foi motivo de análise e agradecimentos pelo deputado Mecias de Jesus (PRB), líder do chamado “Bloquinho” na Assembleia Legislativa de Roraima, durante discurso na manhã desta quinta-feira, 06.
Segundo o parlamentar, o PRB foi o partido com mais votos recebidos de forma individual, com pouco mais de 19,7 mil. Ele agradeceu a acolhida da população em todos os municípios em nome do filho e deputado federal Jhonatan de Jesus e do deputado estadual Gabriel Picanço, ambos do PRB.
Mecias de Jesus, que é presidente do diretório regional do partido, lamentou que nos municípios de Amajari e Alto Alegre nenhum candidato a vereador pelo PRB tenha sido eleito. Em compensação, a prefeita eleita daquele município, apoiada pela sigla, Vera Lúcia, recebeu votação expressiva, com 45,15% no total. “Elegemos em Alto Alegre o vereador Erlei [PR], que não é do nosso partido, mas é como se fosse”, destacou.
Como forma de enaltecer os membros do partido eleitos nas Eleições de 2016, Jesus citou os nomes dos vereadores para os próximos quatro anos. Por Boa Vista, Manoel Neves; Bonfim, Gil Veras e Domingos Costa;
Cantá, Delegado Alexandre; Caracaraí, Carapanã; Caroebe, Áquila e Nicodêmio; Iracema, Nilson Vieira; Mucajaí, Mudinho Rufino; Normandia, Aguiar e Júnior Brasil; Pacaraima, Teco Paixão, Melo e Dila Paixão;
Rorainópolis, Leocádio e Serginho da Colina; São João da Baliza, Altino Nogueira e Chaga da Caçamba; São Luiz, Veloso, Junior Rodrigues e Gerson Alves; em Uiramutã, Tuxaua Carlos.
Em relação aos chefes de Executivo municipal, o deputado salientou que o único município onde o partido teve “cabeça de chapa” foi Pacaraima, com o candidato eleito Juliano Torquato, com 38,51% dos votos. Em Amajari, a vice-prefeita eleita, Zanza Santana, é do PRB, assim como em Mucajaí, Zilma. Elas foram eleitas para gestão dos respectivos municípios a partir do próximo ano.
Mecias parabenizou a todos, incluindo os que não foram eleitos, e a população por ter acreditado no partido. Aproveitou o momento para falar aos futuros prefeitos, independente de sigla partidária, que façam esforços juntos aos vereadores e a sociedade para driblarem a crise financeira e política enfrentada pelo País “para diminuir despesas com a máquina pública para sobrar dinheiro e investir na cidade, pessoas e na geração de emprego e renda”, segundo ele.