Política

Membros de comissões para sabatinar gestores do governo são substituídos

Mudança atende ao pedido de líderes dos blocos governistas G3 e G5; sabatinas começarão a ser feitas na próxima semana

Na sessão ordinária de ontem da Assembleia Legislativa, foram lidas as novas composições das comissões especiais externas que analisarão os nomes de gestores da Administração Indireta do Governo do Estado. Membros de algumas comissões foram substituídos a pedido dos blocos parlamentares liderados pelos deputados Mecias de Jesus (PRB) e Soldado Sampaio (PCdoB), na semana passada.
Conforme o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), as comissões devem se reunir hoje para definir quem serão os presidentes, vice-presidentes e relatores. “A partir da próxima semana, em tempo regimental, as sabatinas dos gestores da Administração Indireta começarão a ser realizadas”, afirmou.
As seis comissões, criadas na semana passada, analisarão os nomes de noves gestores. A primeira comissão analisará a indicação dos nomes de Rogério Martins Campos para exercer o cargo de presidente da Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (Femarh) e de Ronaldo Marcílio Santos para exercer o cargo de presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper). Desta, os membros são os deputados: Jânio Xingu (PSL), Jorge Everton (PMDB), Zé Galeto (PRP), Evangelista Siqueira (PT) e Mecias de Jesus (PRB).
A comissão que analisará a indicação do nome de Aurélio Tadeu Menezes Cantuária Júnior para exercer o cargo de procurador-geral do Estado de Roraima é composta pelos deputados Lenir Rodrigues (PPS), Ângela Águida Portella (PSC), Coronel Chagas (PRTB), Oleno Matos (PDT) e Evangelista Siqueira (PT).
Para a comissão que analisará a indicação do nome de Braz Assis Behnck para exercer o cargo de presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) foram designados os deputados Lenir Rodrigues, Ângela Águida Portella, Coronel Chagas, Brito Bezerra e Odilon Filho (PEN).
A comissão que analisará a indicação do nome de Ubirajara Riz Rodrigues para exercer o cargo de presidente da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr) é composta pelos deputados Valdenir Ferreira (PV), Zé Galeto (PRP), Coronel Chagas, Odilon Filho e Izaías Maia (PRB).
Para análise da indicação dos nomes de Jucelino Kubistschek Pereira para exercer o cargo de presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran) e de Lenon Geyson Rodrigues Lira para o cargo de presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima (Ipem) foram designados os deputados George Melo (PSDC), Coronel Chagas, Jânio Xingu, Oleno Matos e Gabriel Picanço (PRB).
Os deputados Marcelo Cabral (PMDB), Dhiêgo Coelho (PSL), Aurelina Medeiros (PSDB), Soldado Sampaio (PCdoB) e Valdenir Ferreira comporão a comissão que analisará a indicação dos nomes de Flauene Silva Santiago para exercer o cargo de presidente do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima (Iteraima) e de Lurenes Cruz do Nascimento para exercer o cargo de presidente do Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima (Iacti).
UERR – O Governo do Estado encaminhou, no dia 26 de fevereiro, a mensagem governamental à Assembleia Legislativa indicando o nome de Regys Odlare Lima de Freitas para o cargo de reitor pro tempore da Universidade Estadual de Roraima (Uerr). A comissão, criada ontem, é composta pelos deputados Masamy Eda (PMDB), Chico Mozart (PRP), Odilon Filho, Evangelista Siqueira e Ângela Águida Portella. (V.V)
Comissões de fiscalização de atos do Executivo têm novos membros
As comissões que acompanham os atos do Poder Executivo com relação à suspensão do pagamento do Crédito Social e aos planos emergenciais da Saúde e Sistema Prisional ganharam novos membros, obedecendo à proporcionalidade dos blocos partidários.
O presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), explicou que quando essas comissões especiais externas foram criadas, os deputados estavam em recesso e os blocos partidários ainda não tinham sido formados. “Portanto, a presidência da Casa flexibilizou a formação das comissões e acrescentou dois deputados, sendo um do G3 e um do G5 em cada comissão”, afirmou.
Na comissão que fiscaliza o Crédito Social, composta pelos deputados Izaías Maia (PRB), Jânio Xingu (PSL), Ângela Águida Portella (PSC), Marcelo Cabral (PMDB) e Zé Galeto (PRP), foram acrescentados como membros os deputados Gabriel Picanço (PRB), do G5, e Evangelista Siqueira (PT), do G3.
Os deputados Oleno Matos (PDT), do G3, e Odilon Filho (PEN), no G5, compõem agora a comissão especial externa que acompanha a elaboração de planos emergenciais no Sistema Prisional e da Rede Pública de Saúde. Além deles, fazem parte da comissão os deputados Lenir Rodrigues (PPS), Ângela Águida Portella, George Melo (PSDC), Zé Galeto e Izaías Maia. (V.V)