A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Roraima, neste sábado (21), é acompanhada por militantes de esquerda e políticos locais.
Dezenas de lulistas ligados ao partidos PT, Rede Sustentabilidade e PSOL estão na Casai (Casa de Apoio ao Índio) Yanomami, dentro de um cercado. Há ainda integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).
Um grupo, que incluiu o artista plástico Bartô Macuxi, vestiu camisetas que formaram as palavras de ordem “Fora Garimpo”, e levou a faixa “Desintrusão já!”, em referência aos garimpeiros na Terra Yanomami.
“Somos contra o garimpo, queremos um rio limpo sem mercúrio, óleo e lama. Somos macuxi, mas os yanomami são o meu povo também. Tão morrendo de fome, doenças, pelo garimpo. A gente tá aqui pra somar e dizer que queremos resultados e algumas respostas do presidente para fazer as mudanças necessárias”, declarou Bartô.
Autoridades locais também acompanham a visita presidencial, como o governador Antonio Denarium (Progressistas), o senador Telmário Mota (Pros), os deputados federais Helena da Asatur (MDB), Stélio Dener (Republicanos), Zé Haroldo Cathedral (PSD), o defensor público geral Oleno Matos e secretários estaduais.
*Por Lucas Luckezie