Política

Ministro anuncia para fevereiro estabilidade da internet em Roraima, diz deputado

Obras de infovia estão em andamento no trecho que conecta Caracaraí a Boa Vista. Juscelino Filho fez anúncio em audiência com Gabriel Mota

O deputado Gabriel Mota com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta terça-feira (Foto: Ascom Gabriel Mota)
O deputado Gabriel Mota com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta terça-feira (Foto: Ascom Gabriel Mota)

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou para fevereiro de 2025 o lançamento da infovia 04, projeto de estrutura de cabos de fibra óptica que promete estabilizar a internet em Roraima. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19), em Brasília, em audiência solicitada pelo deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR).

O parlamentar procurou o ministro para tratar dos problemas de internet em Roraima, que nessa segunda-feira (18), registrou o 16º apagão do serviço em 2024. “A falta de internet impacta diretamente o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Gabriel Mota.

A construção da infovia, que liga Barcelos (AM) a Boa Vista, é executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), já recebeu a licença do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e está na fase de procedimentos para o lançamento da infraestrutura terrestre. As obras estão em andamento no trecho que conecta Caracaraí à capital de Roraima.

Projeto da Entidade Administradora da Faixa mostra andamento das obras da infovia (Foto: Reprodução)

“A confirmação desse cronograma demonstra que estamos no caminho certo para melhorar a vida dos roraimenses”, afirmou Mota, ressaltando que a infovia vai acabar com a dependência de Roraima com a fibra ótica do Amazonas.

O projeto faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável, que tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica por meio da implantação de redes de transporte de fibra óptica. No total, R$ 1,4 bilhão são destinados ao programa, custeado com recursos da União e contrapartidas de origem pública ou privada.

A previsão era de que a infovia para Roraima seria concluída em dezembro de 2023, no entanto, problemas como a seca na Amazônia adiaram a finalização do projeto. A construção está incluída no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para Roraima.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.