O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou para fevereiro de 2025 o lançamento da infovia 04, projeto de estrutura de cabos de fibra óptica que promete estabilizar a internet em Roraima. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19), em Brasília, em audiência solicitada pelo deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR).
O parlamentar procurou o ministro para tratar dos problemas de internet em Roraima, que nessa segunda-feira (18), registrou o 16º apagão do serviço em 2024. “A falta de internet impacta diretamente o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Gabriel Mota.
A construção da infovia, que liga Barcelos (AM) a Boa Vista, é executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), já recebeu a licença do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e está na fase de procedimentos para o lançamento da infraestrutura terrestre. As obras estão em andamento no trecho que conecta Caracaraí à capital de Roraima.
“A confirmação desse cronograma demonstra que estamos no caminho certo para melhorar a vida dos roraimenses”, afirmou Mota, ressaltando que a infovia vai acabar com a dependência de Roraima com a fibra ótica do Amazonas.
O projeto faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável, que tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica por meio da implantação de redes de transporte de fibra óptica. No total, R$ 1,4 bilhão são destinados ao programa, custeado com recursos da União e contrapartidas de origem pública ou privada.
A previsão era de que a infovia para Roraima seria concluída em dezembro de 2023, no entanto, problemas como a seca na Amazônia adiaram a finalização do projeto. A construção está incluída no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para Roraima.