O ministro da Justiça Flávio Dino anunciou, nesta segunda-feira, 6, a ampliação da presença da Polícia Federal (PF) e da Força Nacional em Roraima, ao longo da semana. O reforço será usado para as ações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na proteção de indígenas isolados.
Dando cumprimento ao Decreto do presidente Lula, determinei a ampliação da presença da Polícia Federal e da Força Nacional em Roraima, ao longo desta semana. Queremos que a desintrusão das terras indígenas ocorra em PAZ, sem conflitos. Contamos com a colaboração de todos.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) February 6, 2023
A determinação vem dois dias após vários garimpeiros começarem a deixar Terra Indígena Yanomami após o início de ações para o combate ao garimpo ilegal na região. Uma grande operação para a desintrusão dos garimpeiros deve ter início nesta semana e o Ministro da Defesa, José Múcio, virá a Roraima na quarta-feira, 8, acompanhar os trabalhos.
Dino já havia determinado a abertura de inquérito para entender o que levou o povo Yanomami a níveis de desnutrição e precariedade. De acordo com Dino, a apuração vai determinar se houve crime de genocídio e quais crimes ambientais foram cometidos. Nesse caso, a PF ficará responsável pela investigação determinada pelo MJSP, para apurar as responsabilidades e punir os culpados.