Política

Ministro da Integração Nacional estará em Boa Vista amanhã

O assunto principal da visita é a aplicação dos fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e de Financiamento do Norte (FNO) no estado.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais da pasta, Raphael Rezende, estarão em Boa Vista, nesta sexta-feira (22), para discutir a aplicação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) no estado.

O ministro vai se reunir com a governadora Suely Campos (PP) e representantes do setor produtivo de Roraima, em reunião marcada para às 10h, no Palácio Senador Hélio Campos. Além dos fundos, ainda está na pauta a discussão sobre investimentos para projetos de estruturação e ações da Defesa Civil frente à forte estiagem em Roraima

Já confirmaram presença no encontro o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia da Silva, além de representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), do Banco do Brasil, do Banco da Amazônia (Basa), da Federação das Indústrias de Roraima (Fier) e do Sebrae.

Para o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklain, o encontro revela “o compromisso assumido pelo Governo Federal com as questões do desenvolvimento econômico e social de Roraima”. Segundo ele, a ideia é estabelecer uma pauta ampla com projetos estruturantes e de cunho emergencial.

“Nossa expectativa em relação a esta reunião de alto nível com o ministro e outros representantes é a de termos a oportunidade de debater de forma objetiva algumas das grandes demandas de Roraima, como os projetos estruturantes voltados para a infraestrutura viária, energia e irrigação, e também buscar soluções emergenciais para os problemas causados pela forte estiagem e seus efeitos, que já são perceptíveis por todo o Estado”, destaca Henklain.

O secretário de Planejamento acredita que por meio de um entendimento direto com o Ministério de Integração, fica mais fácil obter linhas especiais de apoio de recursos e convênios que possam atender algumas demandas específicas da Defesa Civil do Estado, a exemplo da aquisição de equipamentos.

“Estas linhas precisariam ser estruturadas dentro do próprio Ministério para que possam atender a essas demandas específicas. Daí seria possível a construção de poços artesianos, cacimbas, barragens e cisternas, tanto para propiciar água potável para abastecimento humano quanto para a criação de animais dos nossos produtores rurais e indígenas”, argumenta o secretário.

Henklain afirma que a reunião com o ministro Gilberto Occhi vislumbra a possibilidade de pôr em prática ações emergenciais. “Se já estamos vivendo uma situação de gravidade, inclusive com a perspectiva da declaração de estado de emergência em 10 municípios do Estado, e possivelmente os demais também o façam, precisamos ter o apoio federal para essas ações a fim de que superemos os desafios e possamos atender de forma organizada, particularmente, nossas comunidades rurais”, conclui.

Serviço
Reunião sobre Fundos Regionais em Boa Vista (RR)
Data: sexta-feira (22/1).
Horário: 10 horas
Local: Palácio Senador Hélio Campos – Praça do Centro Cívico, s/n, centro. Boa Vista (RR).

Com informações do MIN e Secom/RR