Política

Ministro da Saúde vem a Roraima e deve anunciar melhorias para o setor

Ricardo Barros cumpre uma vasta e rápida agenda em Boa Vista e em Pacaraima na tarde de hoje

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, vem a Roraima hoje, 27, onde vai cumprir uma vasta e rápida agenda de visitas e compromissos no Estado e deve anunciar uma série de medidas para melhorar atendimento à saúde em Roraima. A informação foi dada pelo deputado federal Hiran Gonçalves (PP) em entrevista ao programa Agenda Parlamentar pela Rádio Folha AM 1020.

Pela programação anunciada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, o ministro Ricardo Barros chega por volta das 14h na base Aérea de Boa Vista e embarca em um avião até Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, para conhecer a realidade do Hospital de Pacaraima e da praça da cidade, voltando para Boa Vista às 16h10.

Já na Capital, faz uma visita ao Hospital Geral de Roraima (HGR), inclusive às obras de ampliação do HGR, e vai conhecer o Centro de Apoio ao Imigrante. O ministro também visitará o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e terá reunião com a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

Terá reunião, a partir das 20h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM/RR) e encerra sua estada em Boa Vista com um jantar na residência oficial no Palácio do Senador Hélio Campos, sede do Governo do Estado, e depois embarca para Porto Velho (RO).

“Na visita à governadora Suely, o ministro Ricardo Barros vai fazer o anúncio de algumas medidas importantes para melhorias do setor de saúde do Estado, que embora já saiba, mas não estou autorizado a antecipar”, disse Hiran Gonçalves. “Temos uma relação muito próxima, até porque antes de ser ministro já tínhamos uma amizade, pois ele é deputado federal do meu partido, o PP”, frisou.

Quanto ao encontro no CRM, Hiran falou que foi um pedido dele. “De forma que reunisse os profissionais que fazem parte do sistema médico no Estado, pois defendo que saúde não se faz apenas com médicos, saúde se faz com equipe multiprofissional e vamos reunir todas as categorias e ter a oportunidade de falar com o ministro e ouvir dele as ações e mudanças nestes cem dias de sua gestão”, disse.

O parlamentar informou ainda que a visita de Ricardo Barros a Roraima se deu depois de conversas na Comissão de Seguridade Social da Câmara Federal, da qual faz parte, da preocupação sobre a crise e migração de venezuelanos que fez mais que dobrar a demanda nos hospitais e postos de saúde.

“Há mais de dois meses que venho alertando que essa imigração traria reflexos sociais em nosso Estado e fiz uma fala no plenário da Câmara e depois disso o ministro da Saúde encaminhou técnicos da Força Nacional do SUS, que fizeram um relatório sobre a situação tanto lá em Pacaraima quanto aqui em Boa Vista e impacto que isso resultou no sistema de saúde básica dos municípios e no Estado”, disse.

Além disso, a secretária nacional de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, Gerlane Baccarin, e técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estiveram no Estado na semana passada e visitaram os hospitais de Pacaraima e de Boa Vista e relataram a situação ao ministro, que resolveu vir a Roraima. (R.R)