Política

Mozarildo afirma que indeferimento de Neudo não muda nada na campanha

Candidato à reeleição ao Senado, pelo PTB, afirma que situação do pleito deste ano é semelhante à eleição de 2010

Candidato à reeleição pela Coligação Salve Roraima, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) disse, em entrevista à Folha, que o indeferimento da candidatura de Neudo campos (PP), cabeça de chapa da coligação ao Governo do Estado, não muda nada na campanha eleitoral. Segundo ele, as estratégias e movimentações comuns ao período continuam.
O registro de Neudo foi indeferido no início da madrugada de quarta-feira, 13, pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, e acabou atingindo toda a chapa, formada ainda pelo deputado Paulo César Quartiero (DEM), candidato a vice. “Se ele tivesse sido deferido pelo TRE, o Ministério Público Eleitoral iria recorrer. Sendo indeferido, ele vai recorrer e pode ser que, antes do julgamento dos embargos, sejam concedidas as liminares pedidas nas acusações imputadas a Neudo. A condenação pelo TCU [Tribunal de Contas da União] e do TRF [Tribunal Regional Federal da 1ª Região] devem ser julgadas. E se esta questão não morrer no TRE, será no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”, comentou Mozarildo.
O senador disse que o grupo esperava este resultado e estava preparado para possíveis reações. “Já tínhamos uma previsão de que isto poderia acontecer, mas a luta e a campanha continuam, tanto no campo político quanto no campo jurídico. Temos condições e isso não vai abalar o ânimo dos nossos eleitores. Estamos confiantes no resultado positivo”, disse.
Mozarildo disse que o grupo possui “elementos jurídicos” que asseguram uma vitória nos tribunais. “Consideramos que vamos ganhar a batalha política e temos a confiança de que o TSE vai confirmar isso. Este mesmo jogo foi feito em 2010 [eleições gerais], quando diziam que quem votasse nele [Neudo] teria perdido o voto, e não foi isso o que aconteceu. A situação é mais ou menos parecida. Vamos esperar desenrolar juridicamente e politicamente, sem prejuízos, a não ser a exploração política por parte dos adversários”, declarou.
A campanha continua seguindo os mesmos ritos, conforme o senador. “Continuamos firmes e aliados de Neudo. A nossa coligação está atenta para os desdobramentos. Confiamos que não vai haver nenhum resultado negativo nessa situação”, reforçou.
PESQUISA – O senador aproveitou e comentou o resultado da pesquisa Ibope, divulgado na terça-feira, 12, pela TV Roraima, retransmissora da Rede Globo, que o apontou com 14% das intenções de voto, atrás de Anchieta Júnior (PSDB) e Luciano Castro (PR), que aparecem empatados com 21%, e Telmário Mota (PDT) com 15%.
“As pesquisas do Ibope em Roraima são bem manjadas e quase todas erradas. Está tudo embolado. Como dizem os mineiros: eleição e mineração só depois da apuração”, frisou.