Política

MPF tem novos procurador-chefe e procurador regional eleitoral

Solenidade de posse dos procuradores que irão atuar no Estado de Roraima foi realizada na quinta-feira, em Brasília

O procurador da República, Fábio Brito Sanches, titular do Ofício de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico e Cultural, foi empossado na quinta-feira, 1º, na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, como procurador-chefe do Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR). O procurador da República, Érico Gomes de Souza, foi designado como procurador-chefe substituto.

A remoção dos procuradores Antônio Cadete e Júlia Cadete também mudou a composição de membros do MPF-RR. A instituição recebeu, no último mês, dois novos procuradores da República. Miguel de Almeida Lima foi designado como procurador Regional Eleitoral e titular do 6º Ofício Criminal, e Andrea Costa de Brito assumiu o 5º Ofício Criminal.

O procurador da República Carlos Augusto Guarilha, titular do 1º Ofício de Combate à Corrupção, foi designado para exercer a função de procurador Regional Eleitoral substituto. Ele deixou a titularidade do Fórum Roraimense de Combate à Corrupção (Focco/RR) que ficou a cargo do membro Érico Gomes, também titular do 2º Ofício de Combate à Corrupção.

Durante a cerimônia, procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou a atuação do MPF nos últimos anos e o aprimoramento da instituição. Entre os avanços, citou a unificação dos mandatos, que permitiu maior profissionalização da gestão, o desenvolvimento gerencial dos membros, a exemplo dos cursos promovidos para procuradores-chefes, e a reorganização institucional por meio dos regimentos do gabinete da PGR e dos regimentos Interno e Diretivo, decorrentes do processo de modernização de gabinetes.

Janot destacou ainda, os novos desafios institucionais para o aperfeiçoamento do modelo de organização do trabalho: aprofundamento dos mecanismos de avaliação institucional, o reconhecimento às melhores gestões orçamentárias e a instituição de prêmios para as melhores atuações do MPF.