Política

MPRR recomenda que Sesau aumente 20 leitos de UTI

Segundo noticiado pela FolhaBV na segunda-feira, 24, a ocupação dos leitos por covid dispararam e ocupações de UTI’s chega a 82%

O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomenda que Secretaria Estadual de Saúde (Sesau)  aumente 20 leitos de UTI e investigue se já há nova variante do coronavírus em Roraima. Segundo noticiado pela FolhaBV na segunda-feira, 24, as internações dos leitos por covid dispararam e ocupações de UTI’s chegaram a 82%.

A recomendação ocorreu por meio da Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde, nesta terça-feira, 25, para que a Secretaria mobilize mais 20 leitos de UTI, a fim de atender ao aumento das notificações de pacientes com Covid-19 e consequente pressão hospitalar constatada na rede pública. 

O Promotor de Justiça Madson Carvalho considerou que, com base no último boletim epidemiológico e as informações diárias enviadas pela Sesau ao MPRR, foi constatado aumento de notificações e pressão hospitalar, de forma ainda discreta, mas preocupante. O documento do MPRR orienta que o Secretário de Saúde, Airton Cascavel, submeta todos os resultados positivos para Covid a exame de sequenciamento genético.

O objetivo é investigar a possibilidade de haver novas variantes do coronavírus circulantes no estado e, eventualmente, constatar o surgimento de uma terceira onda da doença com antecedência. A ideia é já se antecipar e viabilizar a preparação logística do Estado de Roraima para enfrentar  possível nova escalada nos números da pandemia.

ENTENDA – Segundo noticiado pela FolhaBV na segunda-feira, 24, no último final de semana (22 e 23 de maio), a quantidade de leitos ocupada foi de 49 internados na UTI dos 60 leitos que a unidade conta o que representa (82%) da lotação e, de 88 nos leitos clínicos, representando (106%) de lotação.

Conforme análise feita pela reportagem, a quantidade de leitos disponíveis pelo HGR reduziu neste mesmo período de dois dias. A capacidade que antes era 90, agora conta apenas com 60 leitos de UTI e 83 leitos clínicos. Nessa redução, a unidade chega a alcançar 106% da capacidade do Hospital, ultrapassando a lotação da unidade.

O MPRR também expediu Recomendação ao prefeito de Boa Vista para que revogue o decreto que flexibilizou as regras de funcionamento de atividades e serviços, devendo adotar novas medidas restritivas de funcionamento dos restaurantes, bares, shows, praças públicas, balneários e comércio.

OUTRO LADO – A Secretaria de Saúde informa que não recebeu ainda a notificação a respeito da recomendação do Ministério Público do Estado, e reforça que tão logo seja notificada manterá o diálogo com MP e responderá dentro do prazo estabelecido.

E ressalta que desde março de 2020 o Governo de Roraima implantou o Plano de Contingência Estadual para o enfrentamento da covid-19. 

Com isso, os leitos no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento a quantidade de leitos foi ampliada de 16 para 60 leitos de UTI, e de 60 leitos para 83 de enfermaria.

Nesse momento está sendo feita a reorganização do fluxo de utilização dos leitos, para garantir a ampliação de mais 21 leitos de UTI no HGR.

É importante esclarecer que nenhum paciente veio a óbito ou teve o quadro de saúde agravado em função de  leito, já que o Governo adotou medidas emergenciais que ampliaram os leitos no HGR.

A Secretaria de Saúde ressalta que o HGR conta hoje com 49 leitos de UTI ocupados e 11 disponíveis. Além disso o HGR conta com o suporte do Hospital Estadual de Retaguarda que conta com 120 leitos que poderão ser utilizados de acordo com a demanda apresentada para cada cenário da pandemia.

Leia mais: 

HOSPITAL GERAL
Internações por covid disparam e ocupação de UTI’s chega a 82%