Política

Na volta do recesso, Câmara e Executivo pregam harmonia

Discurso de harmonia já vinha sendo repetido desde o ano passado, depois da eleição da Mesa Diretora da Casa

A Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista iniciou os trabalhos de 2015 com uma sessão solene realizada na manhã de ontem, que contou com a presença da prefeita Teresa Surita (PMDB), que fez um breve relato das ações desenvolvidas em 2014. O vereador licenciado Paulinho Linhares, atual secretário estadual adjunto da Saúde, representou a governadora Suely Campos (PP), além da presença de autoridades civis e militares. Houve ainda a posse da vereadora Sueli Cardozo (PT) na cadeira deixada pelo ex-vereador Abel Galinha (PSB), que assumiu uma vaga de deputado na Câmara Federal.
Tanto o presidente da Câmara, vereador Edilberto Veras (PP), quanto a prefeita Teresa Surita falaram em harmonia entre os podres “para que os trabalhos possam fluir para o bem da sociedade”. Quanto à postura que será adotada pela Câmara em relação ao Executivo, Veras disse que a posição do Legislativo será de responsabilidade. “Apesar de sermos do bloco de oposição, queremos fazer uma oposição com responsabilidade, respeito e harmonia. Queremos que essa harmonia também venha do Executivo. Essa será a marca da nossa gestão”, frisou.
Ele ressaltou o fato de a prefeita já ter comparecido por duas vezes na Câmara. “Está havendo esse diálogo entre os poderes, e isso é bom para a população, que entenda isso como um avanço de projetos e de benefícios que serão destinados à própria sociedade”, frisou.
Em entrevista, Teresa ressaltou que, apesar de o presidente do Legislativo, ser de um partido de oposição, do qual é filiada a governadora, não vê isso como obstáculo e que pretende estreitar laços de harmonia com o poder Legislativo. “Esperamos ter uma boa relação com a Câmara este ano. Queremos trabalhar em parceria e, para isso, já estamos conversando muito. Essa questão de o presidente ser do PP não vai interferir nessa relação, pois o que queremos é o melhor para Boa Vista. Essa harmonia com a Câmara não pode ser diferente”, frisou.
A prefeita destacou que existem muitas pautas para serem discutidas com a Câmara e ressaltou os trabalhos que já estão em andamento para execução do plano de mobilidade urbana, melhorias no trânsito, fortalecimento de ações sociais e iluminação pública.      
LÍDER – Teresa Surita reafirmou o compromisso de manter o vereador Mauricélio Fernandes (PSC) como seu líder na Casa. (R.R)        Sueli Cardozo assume falando em abrir diálogo com Executivo   A sindicalista Sueli Cardozo assumiu ontem a cadeira na Câmara Municipal de Boa Vista deixada pelo ex-vereador Abel Galinha, que se elegeu deputado federal e assumiu na Câmara Federal. Ela ressaltou que seu mandato vai continuar a serviço do trabalhador,  já que também permanece como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), acumulando uma dupla jornada.
“Todas as leis que melhoram a vida do trabalhador são aprovadas na Câmara e são de iniciativa, na sua grande maioria, da Prefeitura de Boa Vista. Então, nada melhor do que estar no poder Legislativo para enriquecer o debate. Estarei pronta para dar conta da dupla jornada no sindicato e na Câmara”, frisou.
Quanto à linha de atuação e a relação que manterá com o Executivo, Sueli falou que o sindicalista tem metas de cobrar e propor, mas que está aberta ao diálogo. “Na Câmara vamos manter a diplomacia e o nível com muita conversa, reuniões e diálogo para buscar solução para as demandas apresentadas. Mas, quando o diálogo trava, aí entra a sindicalista e começamos a desenvolver greves, mantendo a linha dura e firme para defender os interesses dos trabalhadores. Mas o importante é avançar na agenda dos direitos”.           Ela ressaltou que o diálogo com o Executivo será primordial para manter aberto no atendimento da agenda de reivindicações dos direitos dos trabalhadores municipais. “Temos que entender que é só através da Prefeitura que se consegue reajuste salarial, que se criam gratificações. E é importante estar na Câmara, pois os projetos vêm da Prefeitura e são discutidos aqui. Neste ponto estarei pronta para o debate e para defender os movimentos sociais, de minorais, dos estudantes e popular. Estarei sempre aberta para dialogar com o povo. Foi para isso que fui eleita”, frisou.
COMPOSIÇÃO – Com a posse de Sueli Cardozo, passa para três as mudanças que ocorreram desde o início do ano no atual Legislativo de Boa Vista. Antes o vereador Masamy Eda (PMDB) deixou a Casa para assumir uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Roraima. No seu lugar assumiu o vereador Renato Queiroz (PPS). Paulinho Linhares (PP) pediu licença da Câmara Municipal para assumir a secretaria estadual adjunta da Saúde. No seu lugar assumiu o suplente Gabriel Mota (PP).
Os demais vereadores eleitos permanecem no mandato: Adelino Neto (PSL), Aline Rezende (PRTB), Edilberto Veras (PP), Edvaldo Santa Tereza (PRB), Flávio Padre Cícero (PRTB), Guarda Alexandre (PCdoB), Julio Cezar Medeiros (PRP), Leo Rodrigues (PR), Manoel Neves (PRB), Marcelo Batista (PMN), Mario Cesar (PSDB), Mauricélio Fernandes Garoto (PSC), Mayara Ferreira (PMDB), Miriam Reis (PHS), Nira Mota (PV), Paulo do Rancho Vitoria (PSD), Sandro Baré (PDT) e Sandro Fofoquinha (PPS). (R.R)