Não tenho projeto para migrante, diz candidato a prefeito Nicoletti

Parlamentar destacou propostas para Saúde, Educação, concursos públicos, transporte, Habitação, Trânsito, Infraestrutura e mais

O deputado federal Nicoletti em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)
O deputado federal Nicoletti em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)

O candidato a prefeito de Boa Vista, deputado federal Nicoletti (União Brasil), admitiu nesse domingo (11) que não tem projeto voltado especificamente para o acolhimento de migrantes na capital. Ele foi o primeiro postulante ao Palácio 9 de Julho entrevistado no programa Agenda da Semana, da Folha FM (confira a entrevista completa ao final da reportagem).

Ele defende que aportes financeiros de organismos internacionais que atuem em Boa Vista também ajudem os brasileiros, e que o próprio governo federal envie mais recursos para a cidade enfrentar os impactos da migração venezuelana.

“Vou convocar as ONGs [Organizações Não-Governamentais], que estão no bairro 13 de Setembro, tirando fotinha do acolhimento aos venezuelanos e mandando pra Europa, mas pouco ajudando o povo brasileiro. Se ONG quer vir e ajudar, será bem-vinda”, disse.

Nicoletti lembrou que, como deputado, defendeu na Câmara uma nova lei de migração para frear o descontrole migratório venezuelano no Brasil por Roraima. Para ele, tanto brasileiros como venezuelanos sofrem com a falta de emprego, de Saúde, de Educação e Segurança Pública.

“Não vou ter projeto específico para imigrante, porque, hoje, o migrante e o brasileiro têm os mesmos direitos. Hoje temos até algumas situações em que existe a preterição do brasileiro. No atendimento médico, o mais vulnerável é o imigrante […]. Quero uma capital que tenha oportunidade de emprego para todos. Cabe às ONGs internacionais ajudarem a Prefeitura com aporte financeiro, mas não pra ajudar só migrante, elas vão ter que ajudar o brasileiro também”, declarou.

Nesta reportagem, você também vai conferir outros assuntos da entrevista, como:

  • Saúde
  • Educação
  • Concursos públicos
  • Transporte público
  • Habitação
  • Trânsito e Infraestrutura
  • Programas sociais
  • Emprego e renda
  • Limpeza pública
  • ZPE
  • Política antidrogas
  • Outras propostas
  • Disputa com Catarina Guerra

Saúde

Nicoletti defendeu a criação do Centro de Referência Municipal da Mulher. Além disso, pretende construir, na zona Oeste de Boa Vista, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma maternidade municipal. Ele disse ainda que apoia a transparência dos recursos federais para a saúde pública.

Por fim, defendeu diálogo entre os governos municipal e estadual, porque sem essa conversa, a população é a mais prejudicada. “Pode sim a Prefeitura ter uma maternidade municipal, por que não? Podemos ajudar o Estado, assim como pode ajudar na saúde infantil”, disse.

O candidato também acredita que Boa Vista pode ser uma cidade mais inteligente, ao dispor aplicativos em que a população pode verificar, sem sair de casa, se há médicos, medicamentos, atendimentos e exames nas unidades básicas de saúde e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Educação

Nicoletti propõe a criação de escolas integrais e técnicas municipais, e a implantação de escolas cívico-militares. No caso das unidades integrais, detalhou que elas serão uma oportunidade para alunos adquirirem conhecimentos de outras áreas, como Esporte e Cultura. Em sua opinião, é preciso diálogo com o governo estadual sobre ajudá-lo na continuidade do Ensino Fundamental até o nono ano.

O deputado quer ainda garantir internet de qualidade nas escolas municipais e possibilitar que pais e responsáveis possam ter uma central de matrículas que ofereça vagas mais próximas das residências dos filhos.

Concursos públicos

Nicoletti prometeu realizar concursos públicos para contratar servidores municipais, como professores indígenas, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e vigilantes patrimoniais, sem detalhar a quantidade de funcionários que serão contratados. “Preciso entender o que falta na estrutura da Prefeitura”, afirmou, explicando que necessita compreender o orçamento municipal.

Transporte público

O parlamentar também pretende levar o transporte público a todos os bairros, exemplificando que deseja estruturar localidades como João de Barro, Monte Cristo, Pedra Pintada e Said Salomão para recebê-lo. Para isso, ele prometeu cobrar a concessionária Cidade Boa Vista para aumentar a rota na cidade, mesmo que certas localidades ainda não tenham uma infraestrutura consolidada. Caso necessário, segundo ele, assegurará subsídio à empresa para evitar o aumento da tarifa de ônibus.

Habitação

Nicoletti propõe um programa de habitação para reduzir o déficit habitacional. Uma das ideias é ajudar famílias que têm terreno, mas não tem condições financeiras para construir casa. Também disse apoiar a continuidade do Minha Casa Minha Vida. “Não vou acabar com nada do governo federal, são direitos seus”, disse.

Trânsito e Infraestrutura

Nicoletti propõe uma reorganização do trânsito da capital, baseada em estudos, para deixá-lo mais fluido e seguro, o que inclui remanejar e padronizar radares, e transformar os atuais semáforos em “inteligentes”. O candidato, além de defender a finalização do Plano Diretor, adiantou que vai alargar o trecho urbano municipalizado da rodovia federal BR-174 para diminuir os congestionamentos.

Ele disse ser contrário ao sistema de estacionamento rotativo conhecido como Zona Azul em Boa Vista. “Boa Vista é uma cidade pequena e dá pra organizar o trânsito. A gente tem que parar de penalizar o cidadão. Tudo é taxa, tudo é imposto, tudo é cobrança, brasileiro não aguenta mais”, criticou.

O deputado federal também defende levar infraestrutura a locais que ainda não a tem, de forma mais planejada, e prometeu buscar recursos federais para isso. “Depois de água, esgoto, drenagem, aí sim pode começar subir, com meio-fio, calçada, asfalto e iluminação pública. Faz uma obra completa. A Prefeitura tem que focar nisso e não ficar fazendo recapeamento”, destacou.

Programas sociais

O deputado federal ainda prometeu a criação de um programa de segurança alimentar, do auxílio-gás e a revisão do cadastro de beneficiários para excluir pessoas que não precisam de ajuda do Município. Ele também pretende aprimorar programas sociais existentes, como Atleta do Futuro, Cabelos de Prata, Dedo Verde e Família que Acolhe.

Emprego e renda

O deputado federal defende a diminuição dos gastos públicos e das tributações, em referência direta ao Governo Lula, de quem é opositor. Ele propõe a criação da Casa do Emprendedor com fundo para ajudar grupo – como ambulantes, donas de casa, garimpeiros e jovens que desejam empreender -, ensiná-los a se formalizar e se capacitar. Além disso, Nicoletti pretende atrair novos investidores para a capital e conceder a ele incentivos fiscais. “Vamos colocar o povo para trabalhar para dar oportunidades”, destacou.

Limpeza pública

O candidato também defendeu a coleta seletiva do lixo e o apoio a catadores de materiais recicláveis, por meio de cooperativas, com o intuito de promover emprego e renda. Além disso, prometeu verificar a legalidade da vigência dos atuais contratos de limpeza pública. Nicoletti também deseja rever a necessidade do atual valor da taxa de coleta de lixo, além de implantar um novo aterro sanitário. Em referência a essa temática, ele revelou que pretende promover a educação ambiental nas escolas.

ZPE

O candidato defendeu o restabelecimento da ZPE (Zona de Processamento e Exportação), cancelada no Governo Bolsonaro, para fortalecer a exportação de Roraima e incentivar os produtores. Para isso, ele pretende articular a iniciativa junto ao governo federal.

Política antidrogas

Nicoletti também se declarou contrário ao uso de drogas ao revelar que pretende promover políticas públicas, com o auxílio de profissionais da Saúde municipal e de igrejas parceiras, para recuperar pessoas viciadas em entorpecentes na capital.

Outras propostas

  • Criar mais programações no Teatro Municipal de Boa Vista;
  • Guardas civis municipais para garantir a segurança nas praças públicas;
  • Melhorar o aplicativo de transporte público e os serviços de mototáxi, táxi-lotação e de transporte por aplicativo;
  • Promover a valorização geral dos servidores públicos;
  • Reinstalar internet nas praças públicas.

Disputa com Catarina Guerra

O deputado federal Nicoletti e a deputada estadual Catarina Guerra (Fotos: Nilzete Franco/FolhaBV)

Questionado sobre a perseguição que sofre do Governo Denarium e de aliados por tentar impedir a colega de partido, deputada estadual Catarina Guerra, de se candidatar à Prefeitura, o deputado federal respondeu que Deus e o povo estão com ele. Ao ser indagado se apoiaria Catarina em caso de derrota judicial, afirmou que toda decisão da Justiça deve ser cumprida e que a decisão da comissão executiva nacional do União Brasil que determinou que a parlamentar seja a candidata única da sigla é ilegal.

Agenda da Semana – 11/08/2024