Política

Neudo anuncia desistência da disputa ao Governo de RR em favor de Suely

Reunião política no bairro Raiar do Sol, na noite de ontem, foi local escolhido para o anúncio oficial da decisão

Conforme já havia antecipado em entrevista à Folha, o candidato ao Governo do Estado, Neudo Campos (PP), da Coligação Salve Roraima, anunciou, na reunião realizada na noite de ontem, na rua Estrela Dalva, no bairro Raiar do Sol, zona Oeste, sua desistência em disputar o pleito, abrindo a vaga para sua mulher, Suely Campos (PP). Diante de lideranças do seu grupo da Capital e Interior, Neudo fez o anúncio para os eleitores presentes. Nesta sexta-feira, dia 12, conforme apurou a Folha, deve ser convocada uma coletiva de imprensa para oficializar a decisão.
No dia 4 passado, em entrevista exclusiva à Folha, Neudo admitiu que caso não conseguisse ter seu registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral, tomaria uma atitude adotando uma estratégia que vem se tornando comum entre políticos barrados pela Lei da Ficha Limpa: apontar um membro da família para substituí-lo nas urnas.
Desde então, o ex-governador passou a fazer as reuniões e comícios eleitorais sempre acompanhado de Suely e preparando o eleitorado para a tomada desta decisão. Em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais desde o final de semana passado, ele aparece em cima de um caminhão, utilizado como palanque, justificando os motivos pelos quais o fizeram apontar Suely para assumir seu lugar em caso de rejeição do registro, ao invés de uma possível aliança com algum dos outros candidatos.
O prazo final para que este “plano B” ser colocado em prática expira na segunda-feira, dia 15. Mas, segundo apurou a Folha, Neudo resolveu se antecipar a uma possível decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde tramita o recurso ajuizado por seus advogados contra a impugnação na Corte Regional. No dia 15, termina o prazo para a substituição de nomes nas chapas, conforme calendário eleitoral.
A data do anúncio, prevista para ontem, por conta do dia 11, mesmo número usado pelo PP, acabou não vingando, segundo a assessoria de comunicação da campanha de Neudo, porque ele ainda participaria de um evento organizado por professores e uma entrevista em uma rádio local como candidato.
Na entrevista concedida à Folha, na semana passada, Neudo afirmou que confia plenamente apenas na esposa, com quem está casado há 41 anos, possui quatro filhos e 12 netos, por isso não estaria disposto a firmar acordo com os demais grupos que disputam o pleito. “Ela governou comigo, e eu, sendo governador novamente, ela mais uma vez me ajudará. Se eu não for, ela vai ser candidata e eu governarei Roraima junto com ela, sem qualquer risco de ter que entregar o governo para alguém que depois me apunhale quando eu virar as costas. Somos casados há 41 anos, temos quatro filhos e 12 netos. Temos um vínculo, uma história”, destacou.