O deputado federal Nicoletti (União-RR) apresentou, nesta quarta-feira, um requerimento ao presidente da república para a convocação urgente de todos os candidatos aprovados nos concursos em andamento da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Penal Federal (PPF).
A medida visa reforçar os efetivos das forças de segurança pública, considerados estratégicos para o combate ao crime organizado, a garantia da segurança nas rodovias e a custódia de presos de alta periculosidade.
Atualmente, as Polícias Federais enfrentam uma significativa defasagem de efetivo, o que compromete suas funções constitucionais e impacta diretamente a segurança pública. Conforme apontado por Nicoletti, há mais de 3.400 candidatos aprovados nas fases iniciais dos concursos dessas instituições, aptos a serem convocados para o Curso de Formação Policial (CFP).
Medida estratégica e econômica
Nicoletti destaca que a convocação dos aprovados é uma medida urgente, possível e de grande impacto positivo. “Com a edição do Decreto nº 11.211/2022, superamos as restrições à convocação. Agora, depende apenas de vontade política para aumentar o efetivo policial, o que representará um ganho expressivo para a segurança pública e uma economia significativa aos cofres públicos ao evitar novos editais de concursos”, afirmou.
Fortalecimento da segurança pública
O parlamentar reforçou que o aproveitamento imediato dos aprovados permitirá que o Brasil conte com forças policiais mais fortes e estruturadas para enfrentar o crime organizado e garantir a segurança da população. “A reposição dos quadros dessas instituições é essencial para que elas cumpram, de forma eficaz, suas competências constitucionais. É uma medida necessária, urgente e inadiável para o país”, concluiu Nicoletti.